Sérvia atropela Austrália e vai à primeira final olímpica desde fim da Iugoslávia

Sérvios reeditam, no Rio de Janeiro, decisão da última Copa do Mundo contra os Estados Unidos

Fonte: Sérvios reeditam, no Rio de Janeiro, decisão da última Copa do Mundo contra os Estados Unidos

Servia x Australia 2

Austrália 61 x 87 Sérvia

A segunda semifinal do dia prometia ser bastante equilibrada, mas, na prática, a Sérvia simplesmente atropelou a Austrália. Com uma consistência defensiva de saltar aos olhos, especialmente no primeiro tempo, a seleção européia venceu o adversário por 87 a 61 e assegurou vaga em sua primeira final olímpica desde o fim da Iugoslávia.

Publicidade

Neste domingo, às 15h45 (horário de Brasília), os sérvios enfrentam os Estados Unidos, favoritos à medalha de Ouro, em um duelo que vai reviver a decisão da Copa do Mundo de 2014 (vencida pelos EUA por 129 a 92). Na primeira fase, os norte-americanos tiveram dificuldades para bater os sérvios por 94 a 91. A Sérvia, que foi irregular na primeira fase (duas vitórias e três derrotas), cresceu na hora certa para alcançar a sonhada final olímpica.

O detalhe é que, na fase de grupos, os australianos levaram a melhor no confronto (95 a 80). Mas na noite dessa sexta-feira, a Austrália fez, de longe, sua pior partida no torneio olímpico do Rio de Janeiro. Com a derrota amarga, a seleção da Oceania enfrenta a Espanha neste domingo, às 11h30, na disputa pela medalha de Bronze.

Publicidade

O jogo

O primeiro tempo foi uma aula defensiva da Sérvia. A Austrália, que tinha o segundo melhor ataque da olimpíada, anotou apenas 14 pontos em 20 minutos (apenas cinco no quarto inicial). A estratégia dos sérvios foi forçar os australianos a jogarem longe de cesta e não permitir que Patty Mills tivesse a liberdade de pegar a bola e arremessar em seguida (catch and shoot).

Publicidade

A Austrália acertou apenas seis arremessos de quadra, em 29 tentativas (aproveitamento de 21%), cometeu 11 desperdícios de bola e não cobrou um lance livre sequer na primeira metade de jogo. Detentora do melhor aproveitamento de bolas de três pontos no torneio, a seleção da Oceania converteu apenas duas em 14 arremessos. Pela Sérvia, o armador Milos Teodosic anotou 12 dos 35 pontos da equipe no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o panorama da partida não se alterou. Mesmo com uma melhora na produção ofensiva, os australianos pareciam entregues em quadra já no terceiro quarto. Com 11 pontos de Stefan Markovic e outros oito de Teodosic, a Sérvia não permitiu que a Austrália reagisse e fechou o período com uma vantagem de 28 pontos: 66 a 38. Com os rumos da partida já definidos, o último quarto foi uma mera formalidade. De forma incontestável, os sérvios garantiram a classificação para a final.

Publicidade

Teodosic foi o cestinha da partida, com 22 pontos. Ativo nos dois lados da quadra, Markovic anotou 14 pontos, 11 deles no terceiro período. O técnico Saša Đorđević vai para a sua segunda final olímpica. A primeira, como jogador, foi em 1996, pela extinta Iugoslávia.

Já a Austrália terminou o duelo com um aproveitamento de apenas 13% nas bolas de três pontos – quatro acertos em 31 tentativas. Andrew Bogut e Matthew Dellavedova, dois dos principais jogadores australianos, combinaram para sete pontos e 2-10 nos arremessos de quadra.

Publicidade

Austrália
Patty Mills: 13 pontos e 1-9 nas bolas de três pontos; 29 minutos
Brock Motum: 13 pontos; 11 minutos
Joe Ingles: 12 pontos e sete rebotes; 29 minutos

Sérvia
Milos Teodosic: 22 pontos, cinco assistências e 9-14 nos arremessos de quadra; 22 minutos
Stefan Markovic: 14 pontos, cinco assistências e 5-5 nos arremessos de quadra; 27 minutos
Milan Macvan: 12 pontos; 20 minutos
Miroslav Raduljica: 11 pontos e seis rebotes; 22 minutos

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários