O Cleveland Cavaliers começou a temporada com oito vitórias nos 15 primeiros jogos e dava pinta que voltaria aos playoffs em 2020-21. No entanto, o time caiu de produção. A direção do Cavs, então, optou por afastar Andre Drummond, um de seus melhores jogadores, para até que fosse trocado (até o dia 25 de março), mas o time não recebeu propostas pelo atleta e, agora, cogita dispensar o pivô.
A explicação era bem simples: Drummond fazia um bom início de campanha, estava em seu último ano de contrato e o Cavaliers havia acabado de receber Jarrett Allen em troca com o Brooklyn Nets. A ideia parecia boa, já que Allen é mais jovem, mais eficiente na defesa e é visto com mais futuro na NBA que o ex-jogador do Detroit Pistons. Só que o valor de Drummond foi imediatamente questionado.
O atleta, de 27 anos, chegou ao Cavs por dois jogadores que já não estão na NBA (John Henson e Brandon Knight), além de uma escolha de segunda rodada do draft de 2023. Sem a garantia de que ele assinaria uma extensão após o término do contrato, times evitaram grandes ofertas. Agora, segundo o jornalista Chris Fedor, do site Cleveland.com, o time parece cada vez mais próximo de dispensar Drummond.
O jogador tem um expirante de US$28.7 milhões. O ideal seria uma negociação, até mesmo com o Nets, que supostamente está interessado no pivô. Mas a direção do time do Brooklyn não pretende incluir DeAndre Jordan e Joe Harris por motivos óbvios: enquanto o primeiro tem grande ligação com os astros Kevin Durant e Kyrie Irving, o outro é o principal especialista em arremessos de longa distância.
Recentemente, um rumor envolvendo o experiente LaMarcus Aldridge, que está nas mesmas condições de Drummond (expirante e afastado), foi negado pela direção do San Antonio Spurs. Outros destinos possíveis seriam: Toronto Raptors, Boston Celtics, Charlotte Hornets e Dallas Mavericks.
Na temporada, Drummond possui médias de 17.5 pontos, 13.5 rebotes, 1.6 roubada, além de um aproveitamento de 47.4% nos arremessos. Atualmente, o Cavs ocupa o 13° lugar na conferência Leste com 15 vitórias e 26 derrotas.