O ala Kawhi Leonard vinha em grande fase na atual temporada da NBA, mas vai perder alguns jogos e James Harden foi obrigado a jogar em seu melhor nível. Não que ele não goste disso, mas ele prefere organizar mais o ataque do que ser o principal jogador. Foi assim em outros lugares, então não seria diferente no Los Angeles Clippers.
Só que o time está precisando mais de James Harden do que nunca. Aos 36 anos, o astro “volta no tempo” para liderar o Clippers em jogos sem Leonard. No entanto, o histórico da própria temporada mostra que isso não é sustentável.
Não se esqueça do início da campanha do Clippers em 2025/26. Em novembro, por exemplo, sem Kawhi Leonard, o time perdeu oito dos dez jogos em que o ala não jogou. Depois, ele voltou, mas com restrição de minutos. Só quando ele teve a chance de jogar sem limites, a equipe engrenou. Desde então, foram 12 vitórias em 19 partidas.
Aliás, Leonard fez jogos em noites consecutivas e vinha de uma sequência de 24 embates pisando em quadra. Para ele, isso é um feito, pois viveu os últimos anos em “modo descanso”. Ou seja, fazia três, quatro partidas, tinha de ficar uma de fora. Além disso, não jogava em dias seguidos.
Nos tais 19 jogos da NBA (sem restrição de tempo), Kawhi Leonard teve médias de 29.3 pontos, 6.7 rebotes, 2.3 roubos de bola e acertou 38.5% de três, enquanto James Harden era o segundo ou terceiro cestinha.
Mas, agora, as coisas mudaram.
Leia mais
- Boletim de rumores e trocas da NBA (17/01/2026)
- NBA: All-Star Game 2026 terá feito histórico
- Três opções de trocas para Jonathan Kuminga na NBA
Kawhi Leonard vai ficar um tempo fora e ninguém sabe se vai será por um longo período. Como resultado, lá vai James Harden tendo de fazer mais de 30 pontos para fazer o Clippers sonhar com o play-in.
E com a vitória sobre o Washington Wizards nessa segunda-feira (19), o Clippers finalmente entrou na zona da repescagem de forma isolada pela primeira vez desde 15 de novembro. Foi sem Leonard, enquanto Harden brilhou com 36 pontos, nove assistências e sete rebotes.
Enquanto está na sequência de jogos fora de casa no Leste, James Harden ainda consegue levar o Clippers às vitórias, mas se a ausência de Kawhi Leonard for por um longo período, vai ter de pegar os times do Oeste. Aí, sim, vai ser um teste de verdade.
Por enquanto, tudo bem, tudo certo.
Leonard está fora por um problema no tornozelo e todo mundo sabe que seu caso histórico é preocupante. Então, o Clippers precisa de um “plano B”. Afinal, já não tem Bradley Beal (fora da campanha), Bogdan Bogdanovic e Derrick Jones. Isso sem contar Chris Paul, que está afastado e não joga mais pelo time.
Até lá, Harden vai jogar como se estivesse concorrendo pelo MVP da NBA em todos os jogos. Em uma noite, terá Jordan Miller, na outra será Kobe Sanders, depois Jason Collins… todos eles sendo “alimentados” pelo armador.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

