(0-4) China 68 X 93 Austrália (3-1)
A Austrália rodou seu elenco e poupou o pivô Andrew Bogut nesta sexta-feira, mas, ainda assim, não teve grandes dificuldades para confirmar seu favoritismo dentro de quadra. Os campeões da Oceania mantiveram a ótima fase nas Olimpíadas e passaram pela China por 93 a 66, praticamente garantindo classificação à próxima fase do torneio olímpico. O resultado também eliminou os chineses da competição.
Iniciando o jogo em ritmo mais lento do que em apresentações anteriores no Rio, os australianos não conseguiram abrir vantagem no primeiro quarto e tiveram que lidar com a saída momentânea do ala Joe Ingles de quadra. Embora tenha ficado a frente do marcador no período inteiro, equipe nunca teve liderança superior a uma posse de bola.
Os chineses aproveitaram-se do “freio de mão puxado” da Austrália na partida para chegar a assumir a ponta do placar por breve momento no segundo quarto. A investida do adversário pareceu acordar os representantes olímpicos da Oceania, que responderam com duas bolas de três pontos consecutivas para retornar à liderança – que nunca mais perderia.
O time australiano fechou o período com parcial de 13 a 5 para ir aos vestiários vencendo por dez pontos. A partir de então, só passou a apenas administrar o resultado diante do único time sem vitórias do grupo B. Na reta final do terceiro quarto, o time do armador Patty Mills manteve os chineses sem pontuar por quase quatro minutos para levar a dianteira à casa de 20 pontos e resolver o duelo.
Com três vitórias em quatro jogos, a Austrália está classificada para a próxima fase e fecha sua participação na primeira fase das Olimpíadas no próximo domingo, contra a Venezuela. A China encerra a passagem pelo Rio de Janeiro no mesmo dia, contra a seleção da Sérvia.
Destaques
China
Yi Jianlian: 20 pontos e dez rebotes
Ailun Guo: 11 pontos e cinco assistências
Austrália
Cameron Bairstow: 17 pontos e oito rebotes
Brock Motum: 15 pontos
Aron Baynes: 12 pontos e quatro rebotes
David Andersen e Ryan Broekhoff: 12 pontos cada