Seleção feminina do Brasil busca vaga nas Olimpíadas a partir desta quinta-feira

A estreia no pré-olímpico será contra a Austrália, às 20h

basquete feminino brasil olimpíadas Fonte: Divulgação / FIBA

A seleção feminina do Brasil começa a briga por uma vaga nas Olimpíadas de Paris, em 2024, na quinta-feira (8). Como anfitriã de uma das sedes do pré-olímpico, os jogos serão realizados em Belém, no Pará. O primeiro desafio será contra a Austrália, às 20h (horário de Brasília). Assim, a equipe brasileira tenta retornar à principal competição de esportes do mundo após ficar fora de Tóquio, em 2021.

Além das australianas, a seleção feminina do Brasil vai encarar a Sérvia e a Alemanha, respectivamente, na briga pela vaga às Olimpíadas. O segundo confronto acontece no sábado (10). Enquanto o último duelo será realizado no domingo (11). Todos às 20h, no Ginásio Mangueirinho. As partidas serão transmitidas pela ESPN.

Publicidade

A expectativa é alta. Afinal, a seleção brasileira vem de um título histórico na Americup feminina ao vencer a o badalado time dos Estados Unidos em julho de 2023. Com a conquista, o Brasil saltou no ranking da FIBA e agora ocupa a oitava posição. Além disso, três equipes se classificarão. Portanto, apenas um país será eliminado no pré-olímpico.

“A expectativa é muito boa. Desde a chegada e receptividade. Nos sentimos acolhidos por Belém e pelo Pará. Então, é com essa energia que a gente vai contar para conseguir essa vaga. São jogos duríssimos. Equipes fortíssimas. Mas acredito que, com o calor da torcida, com a qualidade das jogadoras e a vontade que elas estão, vamos conseguir”, comentou o técnico José Neto em coletiva.

Publicidade

Leia mais sobre as Olimpíadas de Paris!

A seleção feminina desembarcou em Belém na madrugada do sábado (2). Desde então realizou treinamentos na quadra da Assembleia Paraense, clube da capital. Ao todo foram três dias de preparação com duas atividades diárias. Antes, o grupo treinou em Araraquara, no interior de São Paulo. A cidade tem uma das principais equipes femininas do país.

As atividades em Araraquara, então, serviram para que o técnico José Neto selecionasse as 12 atletas para a disputa do torneio classificatório. No início eram 15 jogadoras compondo os treinamentos.

A seleção conta com nomes de peso na disputa por vaga às Olimpíadas. Isso porque o elenco conta com duas atletas da WNBA. Damiris Dantas e Stephanie Soares. A primeira, aliás, garantiu seu retorno à liga americana ao assinar um contrato de longo prazo com o Indiana Fevers, no início de fevereiro.  Stephanie, por sua vez, defende o Dallas Wings.

Publicidade

Além disso, há a jovem Kamilla Cardoso, de 22 anos. A pivô é cotada como uma escolha top 5 no próximo Draft da WNBA. Na última temporada da NCAA, ela jogou por South Carolina. Então, foi um dos grandes destaques da campanha.

Confira a lista de convocadas para o pré-olímpico

Débora Costa (Sesi Araraquara)
Carina Martins (Sampaio Corrêa)
Tainá Paixão (Samara, da Rússia)
Isabela Ramona (Samara, da Rússia)
Leila Zabani  (Ituano)
Vitória Marcelino (Sesi Araraquara)

Publicidade


Vanessa Sassá (Sampaio Corrêa)
Damiris Dantas (Indiana Fevers, da WNBA)
Érika Souza
Stephanie Soares (Dallas Wings, da WNBA)
Licinara Bispo (Unimed Campinas)
Kamilla Soares (South Carolina, da NCAA)

A trade deadline da NBA acontece no dia 8 de fevereiro. Então, o Jumper Brasil terá uma live especial em seu canal do Youtube a partir de 15h (horário de Brasília).

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários