O basquete universitário conta com seis jogadores mais velhos que Jayson Tatum. Sim, isso mesmo. O astro do Boston Celtics deixou a Universidade Duke há sete anos. Desde então, se transformou em um dos principais nomes de toda a NBA. E, neste período, outros atletas seguem como universitários.
Um dos melhores jogadores treinados por Mike Krzyzewski, o Coach K, Jayson Tatum passou apenas uma temporada no basquete universitário. Ainda assim, o suficiente para se tornar um dos principais prospectos da sua classe. Afinal, registrou médias de 16.8 pontos e 7.3 rebotes. Assim, foi a terceira escolha de 2017.
Nas duas primeiras temporadas, o jogador de 25 anos ganhou tempo para se adaptar. Assim, já no terceiro ano, se transformou em um dos grandes astros da NBA e ganhou sua primeira seleção para o All-Star Game. Desde então, foram mais três, além de um vice-campeonato, em 2021/22.
Durante todo esse tempo de carreira, então, diversos nomes passaram pelo College. Alguns, no entanto, decidiram ficar. Confira, assim, a lista de jogadores do basquete universitário mais velhos que Jayson Tatum:
Alexis Yetna (Fairfield)
O mais velho da lista é Alexis Yetna, da Universidade de Fairfield. Nascido no dia 7 de julho de 1997, o francês de 26 anos sofreu com duas lesões no joelho após sair do ensino médio. Além disso, passou dois anos em uma categoria de basquete preparatório. Assim, se tornou inelegível para o Draft da NBA.
No universitário, então, iniciou em South Florida. Onde, aliás, foi eleito o calouro do ano da American Athletic Conference. Em seguida, então, partiu para Seton Hall, onde se tornou um dos principais nomes da equipe.
Spencer Johnson (BYU)
Na sequência da lista vem Spencer Johnson, de BYU. Aos 26 anos, o jogador é considerado um dos melhores arremessadores da West Coast Conference. Sua carreira no basquete universitário, aliás, começou com atraso. Isso porque passou os dois anos após o ensino médio em uma missão mórmon. Somente depois, então, iniciou os estudos na Weber State.
Seth Towns (Howard)
Seth Towns acumula oito anos no basquete universitário. Tudo começou em 2017, quando, em Harvard, se consolidou como um dos mais promissores da sua categoria. No entanto, nas últimas cinco temporadas, acumulou apenas 25 jogos por Ohio State, por conta de lesões. Assim, se transferiu para Howard, onde completou 26 anos na sua estreia, diante de Hampton.
Leia mais sobre Jayson Tatum!
- Jayson Tatum critica regra da Copa da NBA
- Paul Pierce: “Jayson Tatum já é melhor que LeBron James”
- Jayson Tatum não queria ser escolhido pelo Celtics no draft
Osborn Shema (Iona)
Ainda na casa dos 25 anos, Osborn Shema iniciou seu sexto ano como universitário. A longa carreira, afinal, começou no New Mexico Military Institute. Em sua primeira temporada, aliás, foi eleito o melhor defensor da conferência, com média de três tocos por jogo. No entanto, decidiu se transferir para Iona, onde segue desde então.
Aanen Moody (Montana)
Dez dias mais novo que Shema, Aanen Moody tem uma temporada a mais no basquete universitário. Casado e pai de dois filhos, o jogador é uma das estrelas da Big Sky Conference, pelo Montana Grizzlies. Afinal, no ano passado, atingiu média de 40.7% do perímetro. Além da equipe atual, passou pelas universidades de North Dakota, no seu estado natal, e Southern Utah.
Juan Muñoz (Hawaii)
Pouco mais de um mês mais velho que Jayson Tatum, Juan Muñoz é o último desta lista e acumula oito temporadas no basquete universitário. Em metade delas, no entanto, sofreu com lesões, que atrapalharam sua carreira no esporte. Duas delas, aliás, aconteceram nos últimos anos. Assim, em Hawaii, retornou às quadras pela primeira vez desde março de 2021.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA