Sem entrar em quadra há dez meses, o ala-pivô Anderson Varejão foi liberado para retornar aos treinamentos, de acordo com o jornalista Terry Pluto, do The Plain Dealer. Varejão deverá fazer parte do elenco do Cleveland Cavaliers, pelo menos no início da temporada 2013-14.
O jogador, que ficou de fora de 149 jogos nos últimos três anos, terá a forte concorrência do pivô Andrew Bynum, no Cavs. Acredita-se que Varejão será o titular até que consiga manter-se saudável, e posteriormente será negociado, já que nas últimas duas temporadas ele obteve médias de 13.0 pontos e 12.5 rebotes em 50 partidas.
Agora com Anthony Bennett, Tyler Zeller, Tristan Thompson, além de Bynum, no grupo do Cavaliers, o brasileiro provavelmente não terá o mesmo tempo de quadra que teve quando o técnico era Byron Scott. Com a volta de Mike Brown no comando, Varejão terá participação limitada, pelo menos na pré-temporada.
Em 2012-13, ele teve vários problemas. Primeiro, uma lesão no joelho o deixaria fora das quadras por até dois meses. Depois, foi diagnosticado com um coágulo de sangue na parte inferior de seu pulmão direito, resultado de uma embolia pulmonar.
Desde 2004 na NBA, o camisa 17 sempre defendeu as cores do Cavs. Em 469 embates, ele possui médias de 7.7 pontos, 7.6 rebotes e 0.9 roubada, com um aproveitamento de 51.4% nos arremessos.