É justo dizer que a única grande dúvida sobre a chegada de Damian Lillard ao Milwaukee Bucks era sobre sua defesa. Cinco jogos depois, também é difícil não notar que há algum incômodo sobre a questão. Um dos que criticaram fortemente a capacidade defensiva do astro foi o jornalista Brad Botkin, do canal CBS Sports.
De acordo com ele, a defesa de Damian Lillard não está apenas ruim no Bucks, mas também está preguiçosa e pouco engajada.
“Se é para ser honesto, ele está muito mal. Dizer que ele não está comprometido em jogar defensivamente é até um eufemismo da minha parte. Então, para mim, o cara está fazendo uma de suas piores campanhas nesse aspecto em toda a sua carreira. Não estou exagerando. Eu assisti todas as posses de bola defensivas dele para escrever isso, e em alguns momentos, tem sido vergonhoso”, cravou Botkin.
“Eu juro a vocês, encontrar uma boa jogada defensiva de Lillard em 2023/24 até agora é quase como encontrar uma agulha no palheiro. Ele precisa melhorar. O esquema de Adrian Griffin, sobretudo, exigirá isso para que as coisas funcionem na defesa”, ressaltou o analista.
Os números não têm sido muito positivos, é verdade. Em 2022/23, por exemplo, Milwaukee foi a quarta melhor em eficiência defensiva da NBA. Por outro lado, em 2023/24, a equipe está como a quinta pior nesse quesito. O Boston Celtics, que obteve Jrue Holiday, que foi trocado pelo Bucks por Lillard, está em oitavo lugar no ranking.
Porém, de acordo com Botkin, nem tudo tem a ver com o astro. O time de Milwaukee, em geral, não tem feito bons jogos nesse âmbito. Além disso, o sistema do novo treinador não está ajudando. Além disso, o jornalista ressaltou que Lillard é um mau defensor desde os tempos de Portland Trail Blazers.
Leia mais sobre o Bucks!
- Damian Lillard minimiza problemas no Milwaukee Bucks
- Giannis Antetokounmpo: “Nem vi o valor do meu novo contrato com o Bucks”
- Milwaukee Bucks: Antetokounmpo e Lillard estão de férias
“Quem assiste sabe que ele não é um bom defensor. Os jogos em que ele está desatento ou pouco engajado aconteceram aos montes no Blazers. No entanto, isso foi disfarçado pela narrativa de lealdade ao mercado pequeno, em um time que, ao mesmo tempo, não lhe ofereceu peças para que ele pudesse brigar por algo maior. Entretanto, ele também fez parte disso”, explicou.
“Mas nem tudo é sobre ele. Milwaukee está enfrentando um problema em como abordar a defesa. O que Griffin deseja não combina com as características de seu elenco. Eles querem pressionar, um sistema que quer gerar o caos no ataque adversário através da pressão constante. Ninguém no elenco tem a capacidade de fazer isso além de Giannis Antetokounmpo. Então, tem sido um desastre: arremessos livres e pouca cobertura defensiva em geral”, salientou o jornalista.
“Se o novo técnico ainda acha que está em Toronto, o Bucks terá muitos problemas. O material humano ali é muito mais compatível para esse tipo de abordagem agressiva. Não é o melhor caminho em Milwaukee. Mas, como disse antes, os melhores jogadores não estão dando o seu melhor. Nada pode funcionar se eles não ajudarem ou se esforçarem. É um momento difícil”, finalizou.
Na temporada 2023/24, Lillard também não embalou no ataque. Ainda assim, soma 23 pontos por partida. Porém, produz apenas 4.6 assistências por noite, sua pior marca na carreira até o momento. Por fim, os aproveitamentos também não são brilhantes, com apenas 41.4% em arremessos gerais e 34.2% nas bolas de três, ambos entre os piores de sua longa carreira.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA