Scout compara Emoni Bates a Ja Morant: “Talentoso, mas problemático”

Ala mostra habilidade em pontuar no Draft Combine, mas seus incidentes fora de quadra atrapalham sua projeção no Draft

emoni bates ja morant Fonte: Brian Sevald / AFP

O prospecto Emoni Bates, antigamente chamado de “futuro Kevin Durant”, dividiu opiniões no Draft Combine por seu potencial e personalidade, sendo comparado a Ja Morant. De acordo com um scout não identificado, seus problemas fora de quadra, entre eles um incidente no qual foi achada uma arma dentro de seu carro, fizeram com que ele despencasse nas projeções do recrutamento deste ano.

“É provável que Bates seja escolhido entre o começo e meio da segunda rodada”, afirmou o profissional. “Muito talentoso. Mas, os problemas fora de quadra acabaram com a sua projeção. Ninguém vai querer lidar com as confusões de Ja Morant, ao menos que seja um jogador especial”.

Publicidade

No Draft Combine, que ocorreu nesta semana, o ala de 19 anos participou de dois jogos. No primeiro, anotou nove pontos, cinco rebotes, um roubo de bola, dois bloqueios e cometeu quatro faltas. Além disso, acertou quatro dos nove arremessos de quadra que tentou, entre eles uma bola de três.

Já na segunda partida, Bates anotou 12 pontos, acertando três dos cinco arremessos que tentou, incluindo duas bolas de três. O jogador de 2,06m de altura também registrou dois rebotes, duas assistências e um bloqueio na vitória.

“Acho que Emoni fez um bom trabalho nesta semana. Mostrou um estilo de jogo diferente do qual apresentava na NCAA, o qual não era o melhor quando se pretende vencer partidas”, afirmou Jonathan Givony, analista de Draft da ESPN, em entrevista à revista Forbes.

Publicidade

“Emoni mostrou sua habilidade de pontuar. Acertou alguns arremessos bem difíceis após conseguir através de dribles. No entanto, seu peso (81 kg) não é o ideal, muito menos sua envergadura (2,06m). Além disso, por não ser um jogador muito explosivo, não foi muito bem nos testes físicos”, continuou Givony.

Leia mais!

“Acho que ele terá que continuar se esforçando. Vejo Emoni como um jogador que pode ser selecionado na segunda rodada. Ao mesmo tempo, não tenho a certeza de que seu nome será chamado. Mas ele está com apenas 19 anos e tem uma longa jornada pela frente. Enfim, acho que os times da NBA podem querer arriscar nele, já que mostrou ter potencial”, finalizou.

Publicidade

Além disso, outros dois scouts disseram que ficaram impressionados com a habilidade de Bates em arremessar do perímetro. Entretanto, na última temporada do College, o seu aproveitamento nas bolas de três foi de apenas 33%.

Bates, aliás, jogou por dois anos no College. Sua primeira temporada foi na Universidade de Memphis. Em 18 jogos, obteve médias de 9,7 pontos e 3,3 rebotes. Já em 2022/23, ele defendeu a Universidade de Eastern Michigan, no seu estado natal. Suas médias, então, foram bem melhores: 19,2 pontos e 5,8 rebotes, em 30 partidas.

Publicidade

No último Mock Draft da ESPN, Bates aparece na escolha 52 (Phoenix Suns), ou seja, quase no final da segunda rodada.

Fenômeno no basquete colegial, Emoni Bates foi o primeiro ranqueado de sua classe de entrada para o College (2021), mas desde então, os incidentes parecidos com os de Ja Morant complicaram sua projeção. Em 2019, quando tinha 15 anos, ele chegou a ser capa da revista Sports Illustrated. Além disso, a própria ESPN chegou a chamá-lo de “Kevin Durant jovem”.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Então, todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Desse modo, análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais. Além disso, discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários