O Orlando Magic já tem um novo treinador. Como já se especulava, Scott Skiles foi confirmado nesta sexta-feira como sucessor de Jacque Vaughn e do interino James Borrego no comando da equipe. Segundo Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o ex-armador assinou acordo pelas próximas quatro temporadas com a franquia.
“Nosso jovem elenco vai se beneficiar muito da longa experiência de Scott como técnico e seu comprometimento em ensinar um basquete inteligente, físico e altruísta. Acreditamos em sua capacidade de estabelecer uma cultura vencedora que guiará nosso time na direção certa”, declarou o gerente-geral Rob Hennigan, por meio de nota oficial.
Skiles chega à franquia com uma história já consolidada em Orlando: ele teve ótima passagem pelo Magic no início da década de 1990 e mantém amizade com a família DeVos, dona do time, até hoje. O ex-atleta possui residência e ainda mora na cidade. Mas o presidente de operações Alex Martins negou que tais fatores tenham pesado na decisão de contratá-lo.
“Nós sabemos que Scott atuou aqui e é um dos atletas mais adorados por nossa torcida, mas esta não foi a razão de sua chegada. Trata-se de um grande treinador, com experiência e os atributos em torno dos quais queremos construir nosso time. Ele está aqui porque é o técnico certo para nos levar até onde queremos ir”, declarou o executivo.
Apresentado já no final da tarde, Skiles definiu assumir o Magic como uma responsabilidade. “Quando você comanda tantos garotos, o trabalho de ajudá-los e aprimorá-los é seu. Todos têm que entender que passar por reconstrução no elenco não é desculpa. Nossa vantagem precisa ser ter jovens que jogam duro sempre e, assim, conseguem vitórias”, afirmou.
O ex-armador vai reencontrar três ex-comandados em Orlando (Luke Ridnour, Ben Gordon e Tobias Harris) e o passado não vai complicar seu trabalho: rebatendo rumores, ele contou ter boa relação com todos. O trio, inclusive, foi procurado por Martins antes da decisão e deu total aval à chegada do novo comandante.
“Sempre que alguém me pergunta sobre Scott, eu digo a mesma coisa: se você quer vencer, contrate-o. Especialmente, se você quer vencer com um grupo jovem. Isso é algo que ele já provou várias vezes que pode fazer”, exaltou Gordon, que teve as melhores temporadas da carreira sob o comando do técnico, no Chicago Bulls.
Skiles, de 51 anos, acumula recorde de 443 vitórias e 433 derrotas em 13 temporadas como técnico na NBA. No período, ele passou pelo comando do Bulls, Phoenix Suns e Milwaukee Bucks. Além do ex-armador, o Magic entrevistou Mark Jackson (ex-Warriors), Fred Hoiberg (Universidade de Iowa State) e Mike Woodson (ex-Knicks) no processo de seleção do novo técnico.