O pivô Andrew Bogut vai iniciar a pré-temporada do Golden State Warriors em uma situação com a qual não está mais acostumado: saudável. Depois de atuar em apenas 44 partidas nas últimas duas campanhas regulares, o atleta australiano se diz finalmente recuperado de uma seríssima cirurgia no tornozelo esquerdo e dores no joelho que vinham o incomodando. Suas condições são tão boas que ele se reapresentou voluntariamente à equipe antes do esperado para retomar os treinamentos.
“O mais importante é não ter um técnico ou preparador físico dizendo que não posso fazer certas coisas. Não tenho restrições. Eu posso vir aqui e fazer o que quiser: correr, levantar peso, arremessar, jogar um ‘cinco contra cinco’. Não existe ninguém falando que só poderei atuar 20 minutos por noite e não haverá nada disso também durante a temporada”, contou o pivô, que está entrando no último ano de seu atual contrato com o Warriors.
Bogut participou da ótima campanha da equipe de Oakland nos playoffs deste ano, mas ele estava longe de sua condição física ideal. O jogador revelou que fez as seis partidas da série contra o San Antonio Spurs no sacrifício, a base de anti-inflamatórios e anestésicos para aliviar os fortes incômodos no tornozelo. Apesar das aparências, a situação não era muito melhor na campanha regular.
“Os últimos 12 meses foram um inferno para mim. Sendo honesto, eu não podia fazer qualquer movimento mais rápido com meu tornozelo ou poderia acontecer algo. Então, tentei não forçá-lo demais. Agora, estou novamente no meu melhor. A luz no fim do túnel está ficando cada vez mais forte”, comemorou o titular, que cravou médias de 5.8 pontos, 7.7 rebotes e 1.7 tocos em 24.6 minutos de ação por jogo na última temporada.
O momento de Bogut é tão bom que nem a tentativa do Warriors de contratar o astro Dwight Howard nesta offseason abala sua empolgação. “Neste momento, Dwight é melhor jogador do que eu mesmo. Mas, saudável, sou um dos três melhores pivôs da NBA. E eu estou saudável”, avisou.