Depois de perder Georginho e Lucas Mariano, destaques da equipe vice-campeã do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21, o São Paulo oficializou, nesta quarta-feira (23), a contratação do ala Marquinhos, ídolo e multicampeão pelo Flamengo. O importante reforço indica, acima de tudo, que o tricolor paulista não deve descer de escalão na próxima temporada.
https://twitter.com/SPFCBasquetebol/status/1407768695208873984
Além do ex-jogador rubro-negro, o clube do Morumbi já havia anunciado a chegada do armador Elinho Corazza, que defendeu Franca na última edição do NBB, e as renovações dos norte-americanos Corderro Bennett e Shamell.
Aos 37 anos, Marquinhos recentemente se despediu do Flamengo, assim encerrando uma parceria de nove temporadas. Agora jogador do São Paulo, o ala reecontra a dupla Cláudio Mortari e João Fernando Rossi, com quem trabalhou quando ainda era jogador do Pinheiros, no início da década. Recenemente, Marquinhos anunciou sua aposentadoria da seleção brasileira.
Pelo Flamengo foram seis títulos do NBB, onde conquistou o prêmio de MVP em três ocasiões, oito estaduais, dois continentais, um mundial e também duas vezes campeão da Copa Super 8. Um dos maiores nomes do basquete nacional, o ala finalizou a última temporada com médias de 14.1 pontos e 4.7 rebotes. Nos playoffs, fase decisiva da competição, seus números subiram para 16.4 pontos.
Na premiação do NBB, realizada de forma virtual no último dia 11, Marquinhos concorreu ao prêmio de MVP da temporada, vencido por Lucas Mariano, e entrou para o ‘Quinteto do Ano’ como o melhor ala da edição.
Time pesado! O Quinteto do Ano do #NBB 2020/2021🏀🔥:
Publicidade⭐ Georginho
⭐ David Jackson
⭐ Marquinhos
⭐ Lucas Dias
⭐ Lucas Mariano#NossoBasquete #NBB #MelhoresNBB pic.twitter.com/4gymmEPEII— NBB CAIXA (@NBB) June 12, 2021
Em fase de reformulação, o São Paulo, que será novamente comandado pelo experiente Cláudio Mortari, busca outros reforços para a temporada 2021/22. O tricolor paulista tem negociações avançadas com o ala-pivô Tyrone Curnell, o pivô Caio Torres e o armador Henrique Coelho. No mercado, o time são-paulino analisa opções de ala-pivô e ainda mantém desejo por mais um atleta estrangeiro. O ala Isaac aguarda conversas para renovação de contrato.
Vale lembrar que fora Georginho e Lucas Mariano, o projeto do basquete masculino do São Paulo deve sofrer com as baixas de Renan Lenz, Kenny Dawkins, Jefferson William, Igor Araújo, Danilo Penteado e Gerson.