A cláusula de anistia, um dos itens presentes no último Acordo de Negociação Coletiva (CBA), vai voltar aos noticiários a partir desta segunda-feira, quando estará aberto oficialmente o período para negociações neste começo de offseason.
Quinze times já usaram tal artifício nas últimas duas temporadas. Eles ficarão mais quatro anos sem poder usar a cláusula, já que cada franquia pode dispensar apenas um atleta até 2017 (quando expira o novo CBA).
O detalhe é que somente os atletas que tinham contrato em vigor ao final do locaute (dezembro de 2011) podem ser anistiados. O jogador que mudou de equipe de lá para cá não pode ser alvo da cláusula de anistia.
Vale lembrar que o salário do jogador anistiado deixa de contar no cálculo do teto salarial de sua equipe. E que fique claro que o jogador liberado continua recebendo integralmente o valor do seu contrato.
O Jumper Brasil fez uma lista abaixo com os jogadores que têm grandes chances de serem dispensados através da cláusula de anistia nesta offseason.
Charlotte Bobcats: Tyrus Thomas (contrato de 18 milhões de dólares válido até 2015)
Chicago Bulls: Carlos Boozer (contrato de 32,1 milhões de dólares válido até 2015)
Detroit Pistons: Charlie Villanueva (contrato expirante de 8,6 milhões de dólares)
Los Angeles Lakers: Metta World Peace (contrato expirante de 7,7 milhões de dólares)
Milwaukee Bucks: Drew Gooden (contrato de 13,3 milhões de dólares válido até 2015)
Oklahoma City Thunder: Kendrick Perkins (contrato de 17,6 milhões de dólares válido até 2015)
Sacramento Kings: John Salmons (contrato expirante de 7,6 milhões de dólares e uma team option de 7 milhões de dólares em 2015)