3- Rockets, Grizzlies e Magic (11 jogadores)
MIKE FIALA/AFP
Lembra de Steve Francis? Ele era um dos melhores prospectos do draft de 1999, mas não queria jogar no então Vancouver Grizzlies por nada. Ele avisou, mas o Grizzlies o selecionou mesmo assim. Então, uma das maiores trocas da NBA aconteceu semanas depois do recrutamento.
O Houston Rockets recebeu Francis e o veterano Tony Massemburg do Grizzlies, enquanto Don McLean e uma escolha de primeira rodada vieram do Orlando Magic.
Em contrapartida, o Grizzlies ficou com Michael Dickerson, Othella Harrington, Brent Price, Antoine Carr e uma escolha de primeira rodada do Rockets.
Por fim, o Magic “ganhou” Michael Smith, Rodrick Rhodes, Lee Mayberry e Makhtar Ndiaye.
Francis teve uma boa carreira, no fim das contas. Embora ele não tenha atingido um patamar maior, o atleta foi All Star em três oportunidades. No entanto, o armador não era tinha um grande compromisso com a carreira e, aos poucos, sua carreira foi deteriorando. Depois, em 2004, ele foi para o Magic em outra troca.
Mas Francis ficou lá por apenas uma temporada e meia e, em seguida, foi para o New York Knicks. Sem o mesmo compromisso e acima do peso, ele participou de mais uma troca, em 2007, mas sequer atuou pelo Portland Trail Blazers e foi dispensado. Assinou com o Rockets dias depois, mas fez apenas mais dez jogos, por lesão. No ano seguinte, ele não atuou, mas saiu em troca para… o Memphis Grizzlies.
Sim, ele não jogou pelo Grizzlies, mas oficialmente, iniciou e terminou a carreira pela equipe.
Curioso, não?