4- Lakers, Wizards, Nets, Pacers e Spurs (dez jogadores)
Jim Poorten/AFP
No ano passado, o astro Russell Westbrook chegou ao Los Angeles Lakers, mas você sabia que a negociação contou com cinco times e dez jogadores, formando uma das maiores negociações da NBA em todos os tempos?
Pois é. Além do Washington Wizards e Lakers, o San Antonio Spurs, Indiana Pacers e Brooklyn Nets participaram do câmbio. Embora alguns atletas tenham sido como direitos de draft, ainda foram seis escolhas futuras.
Enquanto o Lakers recebeu Westbrook, o time californiano ainda teve a escolha de segunda rodada de 2023 do Chicago Bulls (via Washington Wizards) e as de segunda rodada de 2024 e 2028 do Wizards. Em contrapartida, o Wizars ficou com Kentavious Caldwell-Pope, Spencer Dinwiddie, Montrezl Harrell, Aaron Holiday, Kyle Kuzma, os direitos de Isaiah Todd e um valor em dinheiro.
Mas Nets, Pacers e Spurs ganharam peças para o futuro. Por exemplo, o time de Indiana ficou com o promissor Isaiah Jackson. Por sua vez, o Nets teve a escolha de segunda rodada de 2024 e direito de trocar a de 2025 com o Wizards, além dos direitos de Nikola Milutinov. Então, o Spurs recebeu Chandler Hutchison e a escolha de segunda rodada de 2022 do Wizards.
Leia mais
- Troca de Kevin Durant pode envolver cinco times ou mais
- Central da Agência Livre da NBA
- “Eu seria Michael Jordan na NBA atual”, crava Ewing
O curioso é que, no fim das contas, a escolha que o Spurs recebeu ainda foi renegociada e foi parar no Memphis Grizzlies, resultando no armador Kennedy Chandler.
Agora, o principal nome da negociação, Westbrook, não foi bem em seu primeiro ano no Lakers. Talvez, este seja o seu único. Embora ele tenha diso MVP da liga, o encaixe não funcionou e o atleta foi alvo de inúmeras críticas.
Em contrapartida, Kuzma e Caldwell-Pope foram bem no Wizards. Enquanto o primeiro foi um dos principais jogadores da equipe, KCP já saiu em outra negociação, para o Denver Nuggets. Já Dinwiddie, foi para o Dallas Mavericks em troca, mas na temporada 2021-22.