Após um início bem abaixo do esperado em 2015-16, o astro Kobe Bryant confirmou neste domingo (29) que esta será a sua última temporada na NBA. Aos 37 anos, um dos maiores ícones de todos os tempos da Liga deixará o basquete profissional. Ele utilizou a sua página pessoal no Facebook para enviar a mensagem não só aos seus inúmeros fãs, mas também ao esporte.
Era esperado.
Kobe retornou às quadras depois de recuperar-se bravamente de inúmeras lesões graves nos últimos anos. Sem esperanças de classificar o Los Angeles Lakers para os playoffs, ele fará sua despedida a cada partida disputada.
Já são quase 1.300 jogos, mais de 32 mil pontos, cinco títulos, um prêmio de MVP e milhares de fãs.
O texto, você pode ler abaixo:
“Querido basquete,
Desde o momento em que comecei a usar as meias do meu pai para fazê-las como uma bola e arremessá-las como se eu estivesse ganhando um jogo imaginário com acesta da vitória no Great Western Forum, eu sabia que uma coisa era real: eu me apaixonei por você.
Um amor tão profundo que eu dei a você tudo de mim — desde minha mente e meu corpo ao meu espírito e minha alma.
Um garoto de seis anos cheio de amor por você, eu nunca havia visto o fim do túnel. Eu só via a mim mesmo saindo de lá.
Então eu corri. Eu corri para cima e para baixo em todas as quadras após cada bola perdida por você. E você me perguntou sobre minha disposição, eu dei a você o meu coração porque eu vim com muito mais.
Eu joguei sob condições de transpiração e dores não porque você me desafiou, mas porque você me chamou. Eu fiz tudo para você porque é isso o que você faz quando alguém o faz sentir vivo como você me fez sentir.
Você deu a um garoto de seis anos o seu sonho de jogar pelo Lakers e eu sempre vou amá-lo por isso. Mas eu não posso amá-lo obsessivamente por muito mais tempo. Esta temporada é tudo o que eu tenho a oferecer. Meu coração pode sentir as marteladas, minha mente pode ficar moída, mas meu corpo sabe que é hora de dizer adeus.
E está tudo bem. Eu estou pronto para deixar você ir. Eu gostaria que você soubesse que disso, para que nós possamos saborear todos os momentos que nós ainda temos juntos. Para o bem ou para o mal. Nós demos um ao outro tudo o que tínhamos.
E nós dois sabemos, não importa o que vier em seguida, eu sempre serei aquela criança com uma bola feita de meia, com uma lata de lixo no canto, com cinco segundos para acabar o jogo, e a bola nas minhas mãos.
5 … 4 … 3 … 2 … 1
Sempre te amarei,
Kobe”
Sai o jogador, mas o mito fica para sempre.