Uma equipe inesperada parece ter emergido como possibilidade de destino para um dos principais nomes especulados no mercado de trocas nas últimas semanas. De acordo com Kevin O’Connor, do site The Ringer, rumores indicam que o Golden State Warriors está interessado na contratação de Victor Oladipo e já analisa possíveis cenários para tentar adquiri-lo via troca antes da trade deadline. Um acerto com o Houston Rockets, porém, ainda não seria algo iminente.
O’Connor apurou que a franquia de San Francisco possui interesse em longo prazo nos serviços do astro de 28 anos e, assim, a intenção seria adquiri-lo para renovar o seu vínculo na próxima offseason – quando vai estar livre no mercado. A equipe não tem flexibilidade financeira para competir pela contratação do ala-armador como agente livre, então sabe que a única forma de entrar na concorrência por seus serviços para além do segundo semestre seria tê-lo agora.
O grande obstáculo para um negócio é a falta de ativos do Warriors para viabilizar essa transação. Uma troca, certamente, exigiria que Golden State envolvesse o contrato de Kelly Oubre ou Andrew Wiggins e, por compromissos já assumidos, a franquia só pode negociar os direitos de suas escolhas de draft de 2026 em diante. A notícia otimista é que múltiplos jornalistas apontam que o Rockets estaria mais interessado em receber atletas provados do que seleções de recrutamento pelo veterano.
Um fator que tende a intimidar os executivos de San Francisco nas tratativas por Oladipo são os rumores de que ele já teria planos bastante consolidados para sua agência livre. Segundo Brian Windhorst, da ESPN, não é segredo nos bastidores da liga que o jogador tem uma inclinação muito clara a assinar com o Miami Heat como agente livre. Outros declarados interessados nos serviços do duas vezes all-star seriam o New York Knicks e o Dallas Mavericks.
Oladipo chegou ao Rockets com a temporada em andamento, do Indiana Pacers, como parte da megatroca que levou James Harden para o Brooklyn Nets. Ele acabou de recusar uma proposta de extensão de US$45 milhões por duas temporadas com os texanos para seguir elegível para testar o mercado em julho próximo. Em 24 jogos disputados na campanha, o titular de Houston anotou 20.0 pontos (com só 39.9% de acerto nos arremessos de quadra), 5.2 rebotes, 4.5 assistências e 1.5 roubos de bola.