O ala-pivô espanhol Pau Gasol, do Los Angeles Lakers não foi bem na fase dos mata-matas, o que acabou trazendo muitos questionamentos sobre sua motivação, incluindo sua vida pessoal.
Gasol obteve médias de 13.1 pontos e 7.8 rebotes nos playoffs, enquanto fizera 18.8 pontos e 10.2 rebotes na temporada. Sua eficiência nos arremessos também caiu: de 53% na fase regular para apenas 42% na seguinte.
Com o anúncio de que Ricky Rubio, também espanhol, se juntaria ao Minnesota Timberwolves, os rumores de que Gasol fosse atuar ao lado de seu amigo, aumentaram de forma progressiva.
Segundo o jornalista Chad Ford, do site ESPN o Wolves tem um grande interesse em Gasol, e poderia envolver o ala-pivô Kevin Love na negociação. No entanto, para isso acontecer, o Minnesota teria que incluir diversos jogadores, já que há uma grande diferença salarial entre os dois. Gasol receberá em torno de $ 18 milhões de dólares, enquanto Love terá $ 4.6 milhões de dólares.
A troca, em primeiro instante, parece bastante improvável, mas o Timberwolves ainda possui $ 3.9 milhões de dólares abaixo do teto máximo, o que poderia facilitar, caso a troca aconteça antes que o atual regulamento de salários expire.