A maior honra que um atleta olímpico pode receber em sua carreira vai ser colocada nas mãos de um jogador da NBA nesse ano. O ala-pivô Rui Hachimura foi anunciado nessa segunda-feira como porta-bandeira da delegação do Japão na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio. Em uma iniciativa inédita e que tem sido incentivada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), ele vai compartilhar a ilustre função com outra esportista: Yui Susaki, bicampeã mundial de luta olímpica.
“Os Jogos Olímpicos de Tóquio são um palco com que tenho sonhado por muito tempo. É uma honra ser indicado para papel tão grande para nosso esporte”, declarou o titular do Washington Wizards, em nota oficial do Comitê Olímpico do Japão. O atleta de 23 anos será o primeiro jogador de basquete japonês a ser selecionado na primeira rodada do draft da NBA e atuar como porta-bandeira da delegação do país asiático.
Hachimura pode não ser um astro da liga, mas tornou-se o maior ídolo do basquete local e uma inspiração para jovens que buscam uma carreira no esporte. Sua camisa é a mais vendida da NBA em território japonês desde que ele estreou pelo Wizards. Ele acaba de virar o primeiro atleta do país a disputar os playoffs da liga, com as partidas registrando audiências bastante sólidas em múltiplas plataformas.
O ala-pivô vai ser o líder de uma seleção que, independentemente dos resultados, já faz história: o Japão não participava do torneio olímpico de basquete masculino há 45 anos. O ala Yuta Watanabe, do Toronto Raptors, é outro nome conhecido na lista do treinador Julio Lamas. Os donos da casa estão no grupo C, o mais difícil da competição, com a companhia de Espanha, Eslovênia e Argentina.
Os japoneses terão a maior delegação de sua história olímpica, com Hachimura à frente de um grupo de 582 esportistas que vão competir por medalhas. O ala-pivô, por sinal, tornou-se o segundo atleta mais jovem a ser porta-bandeira do país nas Olimpíadas, atrás exatamente de sua parceira Susaki (22 anos). Nessa temporada, defendendo o Wizards, ele registrou médias de 13.8 pontos e 5.5 rebotes por noite.
[forminator_poll id=”183788″]
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER