O ala Rudy Gay avisou à direção do Sacramento Kings que não exercerá a opção de extensão automática existente em seu contrato e que vai testar o mercado de agentes livres em julho de 2017. Com isso, o jogador vai abrir mão dos US$14.3 milhões previstos no último ano de vínculo com a franquia e tornar-se agente livre irrestrito, ou seja, poderá assinar com qualquer equipe da liga na próxima offseason.
Segundo o jornal Sacramento Bee, Gay está insatisfeito com a instabilidade da franquia e, dificilmente, vai renovar o vínculo com o time californiano. O jogador, de 30 anos, esteve envolvido em vários rumores de trocas nos últimos meses, mas nenhuma proposta concreta teria chegado ao Kings.
Agora, a equipe de Sacramento deverá intensificar os esforços para negociar Gay até a trade deadline (23 de fevereiro) a fim de evitar que ele saia de graça ao final da temporada.
Oitava escolha do Draft de 2006, Gay teve passagens por Memphis Grizzlies e Toronto Raptors antes de chegar ao Kings, em dezembro de 2013. Na última temporada, o ala disputou 70 jogos e angariou médias de 17.2 pontos e 6.5 rebotes.