Rubén Magnano culpa falta de compromisso por insucesso na seleção

Declarações polêmicas do treinador argentino geraram nota de repúdio da CBB, que saiu em defesa dos atletas

Fonte: Declarações polêmicas do treinador argentino geraram nota de repúdio da CBB, que saiu em defesa dos atletas

Uma live no Instagram entre o renomado técnico Rubén Magnano e o jornalista argentino Carlos Altamirano repercutiu bastante nesse fim de semana. O ex-técnico da seleção brasileira masculina de basquete criou polêmica ao afirmar que a culpa de seu “fracasso” no comando do Brasil se resumiu à falta de comprometimento de alguns jogadores.

Campeão olímpico pela Argentina, em Atenas (2004), Magnano esteve à frente da seleção brasileira entre 2010 e 2016. Um de seus maiores feitos foi classificar o Brasil para as Olimpíadas de Londres, em 2012, após 16 anos de ausência. O técnico argentino também comandou a amarelinha nas Olimpíadas do Rio, em 2016, mas não obteve bons resultados em nenhuma das duas campanhas. Magnano ainda levou a seleção a ganhar a medalha de ouro no Pan-Americano de Toronto, em 2015, conquistando sua maior glória como treinador do Brasil.

O treinador argentino enfrentou diversos problemas durante o período em que esteve no comando da seleção, principalmente ao ter que lidar com vários pedidos de dispensa em convocações, em sua maioria, de jogadores que atuavam, na época, em alguma franquia da NBA.

Publicidade

Em 2016, por exemplo, os pivôs Lucas “Bebê” Nogueira e Cristiano Felício pediram para não serem convocados para os Jogos Olímpicos do Rio. O detalhe é que ambos preferiram disputar a Liga de Verão da NBA (Summer League), realizada em julho, no mesmo período em que a seleção se preparava para as Olimpíadas.

Magnano listou as desistências como falta de comprometimento, já que nunca conseguia trabalhar com o grupo completo. Na live, o ex-técnico do Brasil comentou sobre o assunto:

“Ter comprometimento com uma seleção nacional é um elemento determinante para conseguir um bom resultado. Determinante. Não consegui, de imediato, o compromisso que eu queria com os jovens para formar parte da seleção. Sem o compromisso é muito difícil, por mais que se tenha nome e talento”, disse Magnano.

Publicidade

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) emitiu, na manhã desta segunda-feira (15), uma nota de esclarecimento em seu site oficial, repudiando as declarações de Magnano. Confira a nota, na íntegra:

“A Confederação Brasileira de Basketball vem a público manifestar o seu repúdio contra as declarações do senhor Rubén Magnano. Durante participação em Live, na última semana, o treinador falou em falta de comprometimento dos jogadores brasileiros ao ser questionado sobre o motivo de não ter logrado um pódio em Jogos Olímpicos ou Mundial, mesmo tendo comandado uma geração comprovadamente talentosa. Nunca faltou comprometimento aos nossos atletas. Vestir a camisa do Brasil é motivo de orgulho para todos eles. Ao invés de se eximir da culpa, Rubén Magnano precisa aceitar que os sete anos de trabalho à frente da Seleção Brasileira masculina adulta não deixaram qualquer legado para o basquete brasileiro, mesmo com o salário astronômico que recebia. Mais do que isso, precisa explicar o motivo disso. Culpar seus comandados durante todo esse período é saída fácil, baixa e covarde.” 

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários