Rondo se oferece como líder para o Sacramento Kings

Armador mantém reuniões semanais com George Karl e DeMarcus Cousins

Fonte: Armador mantém reuniões semanais com George Karl e DeMarcus Cousins

Após uma offseason turbinada por incertezas e um início de temporada longe do ideal, o Sacramento Kings parece começara entrar nos eixos, graças ao comprometimento do armador Rajon Rondo.

Contratado em um acordo de apenas um ano no valor de US$ 11 milhões, Rondo chegou ao Kings depois de uma passagem conturbada no Dallas Mavericks, repleta de problemas com o técnico Rick Carlisle. Os problemas com treinadores passaram perto de se estender à Karl, mas o veterano de 29 anos resolveu comprar a briga da franquia, que rendeu uma reunião especial de duas horas com o técnico e o pivô DeMarcus Cousins.

Publicidade

“Cousins e eu estamos tentando mudar a cultura da franquia”, afirmou o jogador em entrevista ao Yahoo! Sports. “Foi uma reunião muito forte para nós três. Pedimos para ele abrir suas ideias e discutirmos alguns pensamentos. O que amo no George Karl é que ele é muito aberto”.

Na temporada 2015-16, Cousins externou problemas no vestiário do Kings após a equipe perder seu sétimo jogo em oito partidas disputadas. Na ocasião, o jogador insinuou que os problemas seriam entre os atletas. Duas partidas depois, o gerente-geral da franquia, Vlade Divac, precisou ir à imprensa e garantir a permanência de Karl no comando técnico.

Publicidade

Na NBA desde a temporada 2006-07, Rajon Rondo foi campeão uma temporada depois pelo Boston Celtics, participou de mais cinco pós-temporadas e foi selecionado para o Jogo das Estrelas em outras quatro oportunidades. Com esse currículo, o jogador quer se tornar o líder do Kings, e fez questão de mostrar sua vontade ao treinador.

“Eu disse para Karl começar por mim nas análises de vídeo”, disse Rondo. “Se ele quiser me criticar ou mostrar meus defeitos na frente do grupo, eu aceito. Estou na liga desde 2006, e aprendi no Celtics que as coisas precisam vir dos veteranos tempo e responsabilidade no time”.

Publicidade

Após duas temporadas marcadas por lesões em Massachusetts e não adaptação em Dallas, Rondo voltou a apresentar os números que o colocaram entre os melhores armadores da NBA. Liderando a liga com 10.7 assistências por partida e quatro triplos-duplos em 19 jogos, o jogador cresceu na ausência de Cousins. Sem o pivô, Rondo tem 10.8 pontos, 10.5 assistências, 6.8 rebotes e 1.2 roubos de bola nas oito partidas disputadas.

Leia mais
Vlade Divac garante permanência de George Karl no Kings
Cousins revela problemas de vestiário no Kings

Publicidade

Ajudado por Kevin Garnett durante boa parte da passagem no Celtics, Rondo também tem como objetivo ajudar Cousins em sua transformação de grande jogador para astro da NBA.

“Cousins nunca jogou com um veterano que ele respeitasse, acho que consegui chamar a atenção dele e ele respeita o que eu falo”, confessou o armador em sua 11ª temporada na liga. “Ele fará o que achar melhor, não vou tentar seu o pai dele. Mas quero ser seu irmão mais velho, assim como Garnett foi para mim. Tudo que eu falo para ele, Garnett disse para mim antes”.

Publicidade

Após apostar em um contrato curto para a atual campanha, Rondo já ganhou o apoio de Cousins para renovar seu contrato em 2016: “Ele não vai para lugar algum. Eu mesmo o sequestro se for preciso”.

Além de liderar a NBA em assistências por partida, Rondo também tem médias de 12.9 pontos, 7.1 rebotes e aproveitamento de 42% nos arremessos. Na partida contra o Charlotte Hornets, no dia 13 de novembro, Rondo bateu o recorde de assistências em uma só partida do Sacramento Kings, com 20.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários