Rodney Stuckey pode ser o melhor reserva do ano?

Luiz Fernando Teixeira reflete sobre as chances do ala-armador do Pistons surpreender e levar o prêmio de melhor sexto homem da liga

Fonte: Luiz Fernando Teixeira reflete sobre as chances do ala-armador do Pistons surpreender e levar o prêmio de melhor sexto homem da liga

J.R. Smith foi o vencedor do prêmio de melhor reserva da temporada passada. Contribuindo com 18.1 pontos e 5.3 rebotes por partida, ele era um scorer que saía do banco com um único propósito: pontuar e tirar (um pouco), a bola das mãos de Carmelo Anthony, que veio a ser o cestinha da temporada.

Em segundo lugar na votação, Jamal Crawford, que tinha basicamente a mesma função de Smith no Clippers, e ainda nem precisava marcar. Médias de 16.5 pontos pra ele – que já havia vencido o prêmio em 2010, atuando do mesmo jeito pelo Atlanta Hawks.

Assim como na temporada passada, a premiação de sexto-homem sempre privilegiou quem sai do banco e pontua com mais regularidade. Foi assim com Jason Terry (2009), Manu Ginobili (2008), Leandro Barbosa (2007), Ben Gordon (2005), Mike Miller (2006) e Antwan Jamison (2004), em um passado recente.

Publicidade

As exceções foram James Harden, que além de pontuar também era um dos cérebros do Oklahoma City Thunder em 2012, e Lamar Odom, coringa do Los Angeles Lakers em 2011, quando teve a melhor temporada da carreira. 

Nessa temporada, os jogadores que estão despontando como melhores reservas seguem as mesmas características: Rodney Stuckey, do Detroit Pistons (16.9 pontos), Jamal Crawford (16 pontos), Jeremy Lin, do Houston Rockets (15.3 pontos), Ryan Anderson, do New Orleans Pelicans (22.6 pontos)¹, Nick Young, do Los Angeles Lakers (14.2 pontos) e Isaiah Thomas, do Sacramento Kings (17.6 pontos).

Publicidade

Desses, o que mais surpreende é Stuckey. Ele é o cestinha do Pistons na temporada,  e o segundo jogador que tem maior Usage Rating (25.2%) – bizarramente, atrás apenas de Charlie Villanueva. Aos 27 anos e após seis anos na NBA, ele finalmente encontrou o seu melhor basquete.

Desde que entrou na liga, Stuckey convive com a dúvida: ele é um ala-armador ou um armador de ofício? Apesar de ser relativamente alto para a posição, com seus 1.96m, ele sempre foi melhor fazendo o próprio arremesso do que criando para os companheiros.

Publicidade

Por conta disso, ele sempre dificuldade para alcançar todas as expectativas que foram colocadas sobre ele desde a época do draft – quando seu “fantástico first-step, boas tomadas de decisão e competência na defesa” eram exaltados. 

Em 2013-14, ele parece ter abraçado a ideia de que pode ser mais útil para o time fazendo o que sabe, e na hora certa, do que prendendo a bola e forçando minutos e arremessos em quadra. Prova disso é que essa é melhor temporada estatística dele apesar de jogar apenas por mais tempo do que quando foi calouro.

Publicidade

Claro que é muito cedo para cravar Stuckey como o Reserva do Ano, mas  já é bom manter o olho nele, que vem se destacando em diversas partidas.

http://www.youtube.com/watch?v=mNFH6dymLP0

¹ Anderson voltou de lesão recentemente e, agora, deve assumir o papel de titular no Pelicans após a lesão de Anthony Davis.

Publicidade

[polldaddy poll=7619976]

Últimas Notícias

Comentários