Rick Pitino e a corrupção no basquete universitário

Maior caso de corrupção da história do basquete da NCAA abalou programas muito conhecidos

Fonte: Maior caso de corrupção da história do basquete da NCAA abalou programas muito conhecidos

26 de setembro de 2017. Uma manhã normal transcorria. O sol aparecia tímido por trás das nuvens. A primavera recém chegada no Brasil mostrava poucos sinais. Uma bomba estoura. Corrupção. Onde?

-Brasil deve ser  —  falei para mim mesmo, em tom irônico.

Publicidade

Não era. O FBI norte-americano acabava de divulgar trechos de uma investigação que começara há dois anos e que apresentava seus primeiros resultados nessa manhã. Técnicos, assistentes, diretores e vários cargos pomposos de universidades e marcas conhecidas, principalmente no meio esportivo, estavam envolvidos em um esquema de favorecimento, pagamento de dinheiro a atletas e famílias e diversos outros crimes.

O basquete universitário norte-americano não paga salários a seus jogadores, diferentemente dos técnicos, os quais, muitas vezes, recebem fortunas maiores do que profissionais da NBA. Sempre houve casos de desvio de dinheiro para recrutamento de jogadores vindos do colegial, mas até este fatídico e histórico 26 de setembro nenhuma prisão havia sido feita. Foram mais de dez mandados de prisão. Jogadores e famílias que receberam mais de US$100 mil para jogarem em determinada faculdade e, posteriormente, escolherem uma fornecedora de material esportivo. A corrupção chegara e a limpa deveria ser feita.

Publicidade

Veículos jornalísticos iniciaram uma cobertura que lançava notícias e fatos novos a cada minuto. Tal técnico envolvido, assistente detido e declarações oficiais saindo aos montes. Nada tão grandioso ocorreu no College Basketball anteriormente.

Rick Pitino, integrante do Hall da Fama do basquete e agora ex-técnico de Louisville, foi um dos acusados. Jogadores recrutados por ele tiveram vários benefícios ao escolherem os Cardinals. Dinheiro rolou por fora. O caso das strippers, que eram pagas aos jogadores que seriam recrutados pela equipe, havia ficado para trás, mas voltou à tona com maior força e com mais certeza que o técnico tinha participação. A lenda Rick Pitino, de feitos históricos, acabava sendo destruída por seus erros, por tentar “passar a perna”, por achar que sairia ileso de tal situação. Falso. A Justiça, embora tardia, sempre alcança os objetivos necessários.

Publicidade

A limpeza sempre é positiva. 26 de setembro de 2017 ficou marcado. Mês de setembro que sempre carrega eventos ruins. No Brasil, nos Estados Unidos, no mundo, a limpeza precisa ser feita.

Abaixo, alguns links que explicam o que ocorreu e todos os detalhes:

https://livecollegebr.wordpress.com/escandalo-de-corrupcao-no-college/

https://livecollegebr.wordpress.com/rick-pitino-demitido-de-louisville-apos-denuncias-do-fbi/

Publicidade

https://livecollegebr.wordpress.com/as-primeiras-consequencias-para-as-universidades-envolvidas-na-investigacao-do-fbi/

 

Últimas Notícias

Comentários