As comparações sobre a técnica, dominância e jornada na NBA entre Michael Jordan e LeBron James vieram, mais uma vez, à tona nos últimos dias. Os sites da ESPN e The Athletic voltaram a colocar o ídolo do Chicago Bulls no topo de suas mais recentes listas de maiores jogadores de todos os tempos. Para o empresário e amigo do ala, Rich Paul, porém, esse julgamento não faz jus à dificuldade da trajetória de ambos na liga.
“LeBron teve uma jornada tão difícil, provavelmente mais difícil, do que Michael na NBA por inúmeros motivos. E, acima de tudo, a questão é que todos queriam que fizesse as coisas como alguém que veio antes. Desde garoto, por exemplo, a imprensa já cobrava que LeBron fosse como Michael. Fizesse tudo como ele e fossem amigos, em particular, o que, provavelmente, nunca aconteceu”, defendeu o controverso agente.
É duro, concordando ou não com o ponto principal, não dar razão a um aspecto da fala de Paul: o peso da sombra de Jordan. James conseguiu a quase impossível façanha de corresponder, por fim, à altíssima hype que existia em torno dele no basquete colegial. Os dois rankings históricos trouxeram o ala na segunda colocação, não à toa, mas ele continua a ser medido pela “régua” do inabalável primeiro colocado.
Contraponto
Um dos principais comentaristas da televisão norte-americana apoia as listas e, por isso, acredita que Paul está equivocado. Stephen A. Smith discorda do mais poderoso agente da liga, em síntese, na maneira como enxergam a história de ambos. O analista possui, afinal, uma visão muito mais ligada meramente à quadra. A forma como os oponentes na jornada de Jordan forjou-o como uma força da natureza na NBA supera LeBron.
“A jornada de Michael até a prosperidade foi mais dura, certamente. A competição com equipes como o Philadelphia 76ers, Los Angeles Lakers e Boston Celtics nos anos 1980 diz bastante para mim. Isso já não é culpa de LeBron, mas as regras mudaram muito desde os tempos em que os Bad Boys de Detroit ‘caçaram’ MJ. O que ele encarou, em termos de fisicalidade do jogo, é impressionante”, explicou Smith.
Leia mais
Kendrick Perkins: “Morant tem potencial comparável a Jordan”
“Para mim, Jordan sempre será maior da história”, crava Wade
“Michael Jordan arruinou o basquete”, dispara Scottie Pippen
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: