Revisão da Temporada – Philadelphia 76ers

Franquia tem segunda pior campanha da história, mas o futuro prometido está mais perto que nunca

Fonte: Franquia tem segunda pior campanha da história, mas o futuro prometido está mais perto que nunca

Philadelphia 76ers (10-72)

Temporada regular: 15º lugar da conferência Leste
Playoffs:
 não se classificou
MVP da campanha: Jahlil Okafor (17.5 pontos, sete rebotes, 1.2 tocos e 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra)

https://www.youtube.com/watch?v=kTC8MDdevb0

Publicidade

Pontos positivos

– O único real ponto positivo da pífia campanha do Philadelphia 76ers na temporada 2015-16 foi a consolidação do projeto do gerente geral Sam Hinkie e a primeira vitória da franquia da loteria do draft, após duas temporadas consecutivas com a terceira seleção.

Publicidade

– Para o lugar de Hinkie, o Philadelphia 76ers contratou a dupla Jerry e Bryan Colangelo. Jerry juntou-se à franquia durante a temporada como conselheiro geral. Responsável pela USA Basketball e quatro vezes vencedor do prêmio de melhor executivo da NBA por seu trabalho no Phoenix Suns, Jerry não fez grandes mudanças na franquia, porém, sua mentalidade e suas declarações foram completamente diferentes. Seria tolo pensar que “O Processo” acabou da noite para o dia, mas Colangelo buscará formas de melhorar o 76ers agora e rechaçar a mentalidade perdedora que se instalou em Philadelphia.

– Apesar de ficar com a segunda pior defesa da temporada, o 76ers surpreendeu em dois quesitos defensivos, tocos e roubos de bola. A equipe de Philadelphia ficou atrás apenas de Miami Heat e Golden State Warriors com seis bloqueios por partida, e terminou a temporada como o décimo melhor time em roubos de bola, com pouco mais de oito por jogo.

Publicidade

Pontos negativos

10-72? Tudo bem, o time era fraco e a principal motivação era a primeira escolha no draft. Mas, 10-72? Foram sete vitórias a menos que o Los Angeles Lakers. Nos últimos dois anos, o 76ers venceu 19 e 18 partidas durante a temporada regular. Pelo menos, a equipe evitou igualar a pior campanha da história, marca curiosamente alcançada pela própria franquia. Em 1972-73, o 76ers venceu apenas nove das 82 partidas. Ainda assim, o time do técnico Brett Brown conseguiu entrar negativamente na história. Além de igualar o pior início de temporada da NBA (0-18), a franquia somou 28 derrotas consecutivas – considerando o final da temporada 2014-15 – e garantiu o posto de time com a maior sequência de derrotas na história dos esportes americanos.

Publicidade

– O pivô Joel Embiid continua sem atuar pelo Philadelphia 76ers. Terceira escolha do draft 2014, o jogador sofreu um retrocesso na recuperação de seu pé direito e precisou passar por nova intervenção cirúrgica no local.

– Mesmo sem Embiid, o Brett Brown precisou avaliar como atuar com Nerlens Noel e Jahlil Okafor juntos. A ideia inicial era Noel desenvolver seu arremesso de média distância e ser deslocado para ala-pivô. Por conta de diversas lesões entre os dois pivôs, o experimento foi colocado à prova em apenas 44 partidas, com média de 15.7 minutos. A cada 100 posses de bola com a dupla no garrafão, o 76ers sofreu 20 pontos a mais do que marcou, número que caem para 15 quando apenas Okafor esteve em quadra, e sete quando apenas Noel esteve em quadra.

Publicidade

Análise

Após o Philadelphia 76ers ficar com a terceira escolha do draft 2015, todos já imaginavam o trio Nerlens Noel, Joel Embiid e D’Angelo Russell liderando o final do processo de tank da franquia. Quando o Los Angeles Lakers preferiu o armador em detrimento ao pivô Jahlil Okafor na segunda seleção, a diretoria de Philadelphia decidiu por escolher o então campeão universitário, sobrecarregando as opções de garrafão. Pouco depois, descobriu-se que Embiid não atuaria na temporada 2015-16 e a missão seria achar uma forma de manter Okafor e Noel em quadra.

Publicidade

Além da dúvida no garrafão, a franquia também se comprometeu com o ala Nik Stauskas, oitava escolha do draft 2014 e pouco utilizado no Sacramento Kings. A opção de não manter o armador Ish Smith, grande nome da campanha anterior, já mostrava que Sam Hinkie viria forte pelo pior aproveitamento da temporada. Dito e feito. Nos primeiros 18 jogos, 18 derrotas e diversas marcas negativas atreladas à franquia.

Smith ainda voltou como “presente de natal” e ajudou a equipe a evitar a pior campanha da história da liga. O problema é que a expectativa pelo dueto Okafor-Noel acabou em decepção. Sozinhos, ambos mostraram que são valiosos para o futuro da equipe, Okafor ofensivamente, e Noel defensivamente. Porém, os dois juntos afundaram os números da equipe tanto no ataque quanto na defesa.

Publicidade

Pelo menos, o técnico Brett Brown conseguiu tirar mais jogo dos alas Robert Covington, Hollis Thompson e Jerami Grant, além de descobrir o armador T.J. McConnell. Em uma equipe bem montada, os quatro podem aparecer com boas opções vindo do banco de reservas.

Futuro

Ben Simmons vem aí. Dario Saric e Joel Embiid também. O processo liderado por Sam Hinkie chegou ao momento de virada e Bryan Colangelo, novo gerente geral, terá todo o talento recrutado por Hinkie para trabalhar. No papel, o trio se soma a dupla Noel e Okafor na luta por três posições no time titular. Colangelo já deixou no ar que um dos pivôs de ofício (Noel, Embiid e Okafor) será negociado, mas apenas se o negócio tornar a equipe melhor.

Publicidade

Simmons e Saric estão garantidos no elenco. Versátil, Simmons pode até ocupar uma das posições de armador. Durante a Liga de Verão, a primeira escolha do último recrutamento teve média de 5.5 assistências por partida.

Na agência livre, o 76ers se reforçou com os armadores Jerryd Bayless e Sergio Rodríguez, além do ala Gerald Henderson. Ish Smith e Isaiah Cannan não tiveram seus contratos renovados.

Apesar das notícias promissoras, é claro que o Philadelphia 76ers continuará entre as piores equipes da NBA, porém, iniciando o trabalho de construir uma equipe que trará vitórias na campanha seguinte. Após três campanhas pífias, o 76ers voltará a ser relevante durante toda a temporada.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários