Revisão da temporada – Philadelphia 76ers

Time mantém o futuro como prioridade, e fica entre os três piores times pelo segundo ano consecutivo

Fonte: Time mantém o futuro como prioridade, e fica entre os três piores times pelo segundo ano consecutivo

Philadelphia 76ers (18-64)

Playoffs: Não classificado. 14º colocado na conferência Leste

Publicidade

MVP do time na campanha: Nerlens Noel – 9.9 pontos, 8.1 rebotes, 1.9 toco

Pontos positivos

– Noel finalmente jogou. Após uma temporada de molho por conta de uma lesão no ligamento enquanto estava na faculdade de Kentucky. Mesmo sem números grandiosos (9.9 pontos, 8.1 rebotes, 1,9 toco e aproveitamento de 46% nos arremessos). Noel conseguiu atuar em 75 jogos do 76ers, e atuou em média por 30.8 minutos.

Publicidade

– Com o projeto de reformulação até 2019, a diretoria manteve sua busca incessante por escolhas futuras de draft. A franquia recebeu escolhas de primeira rodada ao negociar o ala-pivô Thaddeus Young com o Minnesota Timberwolves, Michael Carter-Williams com o Milwaukee Bucks e ao mandar os direitos de Cenk Akyol para o Denver Nuggets. Além das três escolhas de primeira rodada, o 76ers conseguiu mais cinco escolhas de segunda rodada durante a temporada.

– Ter a 20ª defesa da NBA é um ponto positivo para um time que perdeu 78% de seus jogos. Foram 101 pontos sofridos por jogo, número muito superior aos 109 pontos sofridos por partida na temporada passada

Publicidade

– Entre as 18 vitórias, destaques para os triunfos sobre quatro equipes que foram aos playoffs pela conferência Leste: Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, Washington Wizards e Brooklyn Nets.

Pontos negativos

– Em busca de escolhas, a direção resolveu trocar o armador Carter-Williams apostando em uma campanha melhor do Los Angeles Lakers, uma vez que a escolha do Lakers (futuramente a 2ª geral) iria para o 76ers caso os angelinos não tivessem uma das cinco piores campanhas. A aposta não trouxe resultados, e agora, o 76ers precisa encontrar um novo armador para o futuro da equipe.

Publicidade

– Escolhido na terceira posição do recrutamento de 2014, o pivô Joel Embiid operou o pé direito uma semana antes do draft, e o procedimento deixaria o jogador fora das quadras entre cinco e oito meses. Assim como fez com Noel em 2013-14, o 76ers resolveu encerrar a temporada de Embiid para recuperar o camaronês.

– Se ter a 20ª defesa não parece tão ruim para um time como o 76ers, o segundo pior ataque reflete bem o elenco que a equipe montou para a temporada 2014-15. Além dos 92 pontos marcados por jogo, o time de Philadelphia foi o pior em aproveitamento de arremessos para dois pontos (44%) e lances livres (67%), além de ter o segundo pior rendimento nas bolas de longa distância (32%)..

Publicidade

Análise

A offseason para a temporada 2014-15 do Philadelphia 76ers deixou clara a intenção da equipe em perder o máximo possível pela segunda temporada seguida. Além de selecionar Embiid no draft, a franquia ainda negociou Thaddeus Young, seu segundo melhor jogador em 2013-14, com o Wolves.

Publicidade

O início não poderia ser pior, ou melhor, para o 76ers. Foram 17 derrotas seguidas, com diferença média de 14.4 pontos durante a sequência. Na época, Tony Wroten, Carter-Williams, Alexey Shved e K. J. McDaniels eram os companheiros mais efetivos para Noel, principal novidade para a temporada.

A partir de janeiro, a diretoria do 76ers resolveu levar o tank um pouco mais a sério. Depois da lesão no joelho que tirou Wroten da temporada, Carter-Williams, Shved e McDaniels foram negociados. A troca mais inesperada foi a de Daniels, já que o ala foi selecionado na segunda rodada do recrutamento de 2014, e se mostrava uma peça considerável até então.

Publicidade

Conforme o final da temporada chegou, nomes como Robert Covington, JaKarr Sampson, Hollis Thompson, Ish Smith e Furkan Aldemir tiveram mais chances como titulares, e provaram certo valor para o longo futuro de Philadelphia.

Futuro

O ídolo Julius Erving já deu a deixa antes da temporada começar: O projeto é até 2019. Sendo assim, a temporada 2015-16 será mais uma de derrotas e mais derrotas para os torcedores do 76ers. No atual momento, a franquia não tem condições de atrair agentes livres, e também não terá Embiid por mais uma temporada completa, após o pivô quebrar o mesmo osso do pé direito que o tirou das quadras no último campeonato.

Publicidade

A maior atração ficará por conta de Jahlil Okafor, terceira escolha do draft 2015. O também pivô foi a única escolha de primeira rodada do 76ers no último recrutamento, e terá minutos ilimitados para mostrar o basquete que o colocou como um dos melhores prospectos da última classe. Problemas deve ter o técnico Brett Brown, que deverá lidar com a presença de Noel e Okafor na mesma equipe. Noel teve aproveitamento de 27% nos arremessos detrás da linha do lance livre na última temporada, e 24% quando tentou um jumper de qualquer distância da quadra.

Com as melhoras de Timberwolves e New York Knicks, o 76ers deve ter a pior campanha. Se der sorte, pode ter até cinco escolhas de primeira rodada no draft 2016, e assim, ficar mais perto de atingir os objetivos traçados pela direção em 2012.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários