Revisão da temporada – Oklahoma City Thunder

Oklahoma City Thunder (60-22) – 1º na conferência Oeste, eliminado na segunda rodada dos playoffs Time base Russell Westbrook Thabo Sefolosha Kevin Durant Serge Ibaka Kendrick PerkinsPublicidade Reservas Reggie Jackson Derek Fisher Kevin Martin Ronnie Brewer Jeremy Lamb DeAndre Liggins Perry Jones III Nick Collison Daniel Orton Hasheem ThabeetPublicidade Líderes Pontos: Kevin Durant (28.1) Rebotes: Kevin Durant (7.9) Assistências: Russell Westbrook (7.4) […]

Fonte:

Oklahoma City Thunder (60-22) – 1º na conferência Oeste, eliminado na segunda rodada dos playoffs

Time base

Russell Westbrook
Thabo Sefolosha
Kevin Durant
Serge Ibaka
Kendrick Perkins

Publicidade

Reservas

Reggie Jackson
Derek Fisher
Kevin Martin
Ronnie Brewer
Jeremy Lamb
DeAndre Liggins
Perry Jones III
Nick Collison
Daniel Orton
Hasheem Thabeet

Publicidade

Líderes

Pontos: Kevin Durant (28.1)
Rebotes: Kevin Durant (7.9)
Assistências: Russell Westbrook (7.4)
Roubadas: Russell Westbrook (1.8)
Bloqueios: Serge Ibaka (3.0)

Publicidade

Agentes livres irrestritos: Kevin Martin, Ronnie Brewer, Derek Fisher (renovou), DeAndre Liggins, Daniel Orton

Agentes livres (player option ou qualifying offer): 

O Oklahoma City Thunder foi melhor time da conferência Oeste na temporada regular, mas acabou sendo derrotado pelo Memphis Grizzlies na segunda rodada dos Playoffs.

Publicidade

A temporada regular do Thunder ficou marcada pela troca de James Harden que tinha apenas acabado de ser eleito como o melhor sexto homem da temporada passada. Harden foi enviado para o Houston Rockets juntamente com o ala-armador Daequan Cook, o ala Lazar Hayward e o pivô Cole Aldrich em troca de Kevin Martin, Jeremy Lamb, duas escolhas de Draft de primeira rodada e uma de seguda rodada.

Mesmo sem um dos seus principais jogadores, o Thunder foi a melhor equipe da Conferencia Oeste, chegando a 60 vitórias na temporada regular e garantindo a vantagem de decidir todos os duelos em casa dentro da conferencia. Durante a temporada o Thunder mais uma vez foi liderado por Kevin Durant, que fez sua melhor temporada na carreira, e brigou até o ultimo minuto pelo premio de MVP de temporada, mas acabou ficando em segundo lugar na votação atrás de Lebron James. Durant ainda conseguiu entrar para um seleto grupo de jogadores que terminaram a temporada regular apresentando 50-40-90, que seriam 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 40%  nos arremessos de 3 pontos e 90% de aproveitamento nos lance livres. Outros jogadores a conseguirem esse feito foram Dirk Nowitzki, Steve Nash, Reggie Miller, Larry Bird e Mark Price.

Publicidade

Com a primeira posição na Conferencia o Thunder chegou aos Playoffs para enfrentar um velho conhecido, James Harden e o Houston Rockets que perderam a sétima colocação para a o Los Angeles Lakers na ultima rodada da temporada regular. O Thunder iniciou a série com certa tranquilidade vencendo os dois primeiros duelos em seus domínios, mas na segunda partida, um grande susto, o armador Russel Westbrook segundo principal jogador da equipe caiu com uma lesão no joelho e acabou perdendo o resto dos Playoffs. O Thunder ainda venceu os jogos 2 e 3 sem Westbrook mas acabou se complicando e perdendo 2 partidas seguidas para deixar a série em 3×2 para o time de Oklahoma. Na sexta partida o Thunder venceu e avançou na pós temporada para encarar o Memphis Grizzlies.

Contra os Grizzlies, Westbrook fez uma falta tremenda para o Thunder, que mesmo vencendo a primeira partida em Oklahoma, acabou sendo dominado principalmente pela forte defesa do Grizzlies que poderia focar mais na defesa de Durant, e sucumbiu a força do garrafão da equipe de Memphis, que acabou vencendo os 4 seguintes jogos e fechando a série em 4×1.

Publicidade

O que deu certo
Kevin Durant.
O ala do Thunder foi mais uma vez o segundo melhor jogador da temporada e liderou a equipe a segunda melhor campanha de toda a Liga só ficando atrás do Miami Heat do MVP Lebron James.
Durant segue a passos largos para seu primeiro titulo de jogador mais valioso da Liga, vem apresentando melhoras tanto no seu jogo quanto nos seus numeros ano após ano, e liderando a equipe ao topo da Conferencia.
A temporada com numeros de 50-40-90 foi espetacular e o astro do Thunder poderia ter sido eleito MVP tranquilamente, e a cada ano que se passa Durant deixa os fans de basquete mais convictos de que em breve conseguira alcançar o posto de jogador mais valioso da temporada.

O que deu errado
Kendrick Perkins.
O pivô do Thunder uma vez foi taxado como o stopper de Dwight Howard e teve um bom valor dentro da Liga, tanto que acabou recebendo um contrato alto por isso, mas a cada ano que passa Perkins vem decaindo no seu jogo. O jogo ofensivo de Kendrick sempre foi bastante limitado, mas agora até mesmo a defesa não vem surtindo o efeito esperado.
Nos Playoffs contra o Grizzlies, o Thunder sofreu muito com a falta de um jogador que pudesse pontuar mais dentro do garrafão, e Perkins saiu da série anotando míseros 2 pontos por partida. Além disso, em todos os Playoffs, o pivô do Thunder teve um maior numero de faltas(39) do que de pontos(24).
Com as taxas de CAP cada vez mais altas, e o baixo rendimento apresentado, Perkins é especulado como um dos sérios cadidatos a receber anistia de sua equipe.

Publicidade

 

Futuro
O Thunder vem de uma eliminação dos Playoffs sem seu segundo principal jogador, o que no caso é uma situação normal, perdeu para uma grande equipe, que teve a melhor defesa da ultima temporada.

Publicidade

A equipe de Oklahoma vem enfrentando decisões difíceis tendo que balancear a questão técnica e financeira da Franquia, e por esse motivo decidiu abrir mão de James Harden. A decisão teve um grande peso na equipe, Durant e Westbrook tiveram que forçar mais ainda os seus rendimentos, onde obtiveram sucesso, e além disso, Segio Ibaka apresentou uma boa evolução e surgiu como a terceira face dessa jovem equipe. Com a troca de Harden, o Thunder recebeu o jovem e talentoso ala-armador Jeremy Lamb e no Draft acabou selecionando o pivô Steven Adams que tem potencial para ser um dos melhores jogadores da posição no futuro, mas para o futuro imediato a equipe deve enfrentar algumas dificuldades.

Para a próxima temporada, o Thunder acabou decidindo não investir no mercado de agentes livres, e também não renovou com Kevin Martin que era importante no papel de sexto homem, sendo o líder de pontuação vindo do banco de reservas da equipe e com isso Lamb deve ter a chance de provar seu valor para a equipe. A falta de um jogador como Martin, experiente e capaz de liderar a segunda unidade da equipe, deve fazer bastante falta, principalmente somados a ineficiência ofensiva de Perkins e a decisão dos dirigentes em não cobrir essas duas lacunas preferindo investir no desenvolvimentos dos jovens dessas funções, como Lamb e Adams.

Publicidade

Mesmo sem o investimento que era necessário, o time de Oklahoma conta com o segundo melhor jogador da Liga, Durant que melhora a cada ano, e espera que Westbrook volte saudável e totalmente recuperado de sua lesão, e certamente ainda ira figurar entre as melhores campanhas de toda a Liga. A base jovem formada por Durant, Westbrook e Ibaka ainda vai dar muitas alegrias ao torcedor do Thunder, e enquanto estiverem juntos, esse núcleo jovem ainda devem chegar por muito tempo como candidatos ao titulo da NBA.
O alento fica por conta dos dirigentes, que devem pensar bastante na decisão de não investir em mais peças de apoio para os jovens, pois mais um ou dois anos sem sucesso podem ser suficientes para que Durant fique insatisfeito em Oklahoma e possa considerar uma mudança de cenário para sua carreira.

Últimas Notícias

Comentários