Revisão da temporada – Memphis Grizzlies

Equipe fez grande temporada mas foi eliminada na semifinal de conferência

Fonte: Equipe fez grande temporada mas foi eliminada na semifinal de conferência

Memphis Grizzlies (55-27)

Playoffs: 5º colocado na conferência Oeste. Eliminado pelo Golden State Warriors na semifinal de conferência em seis jogos.

Publicidade

MVP do time na temporada: Marc Gasol – 17.4 pontos, 7.8 rebotes, 3.8 assistências e 1.6 toco

Pontos positivos

– A defesa do Grizzlies mais uma vez foi uma das melhores da temporada. A equipe concedeu 99.8 pontos a cada 100 posses de bola do time adversário, quarto melhor índice da temporada, perdendo apenas para Warriors, Bucks e Spurs. De quebra, o jogador Tony Allen foi eleito para o time defensivo ideal da temporada.

Publicidade

– A equipe não teve muitos problemas com erros de ataque. O time registrou uma média de 13.3 desperdícios de posse por jogo, sexto menor número entre as equipes.

– A troca por Jeff Green foi um grande movimento da diretoria. Apesar de irregular, o jogador chegou para auxiliar o time na pontuação e não comprometeu. Adicione o fato de que a franquia abriu mão de Quincy Pondexter e de Tayshaun Prince, que já é um veterano e estava no último ano de contrato, para obtê-lo.

Publicidade

– O Grizzlies foi um dos melhores times no quesito roubos de bola. A equipe obteve o sexto melhor índice da temporada, com 8.5 roubadas por jogo.

– A grande temporada de Marc Gasol. Além de causar o já conhecido impacto na defesa, o pivô mostrou evolução na parte ofensiva e liderou a equipe nos dois lados da quadra. O jogador foi inclusive considerado candidato a MVP no começo da temporada. Não é um exagero dizer que o jogador é um dos mais completos da posição.

Publicidade

Pontos Negativos

– A equipe não apresentou um bom aproveitamento nos arremessos de longa distância, obtendo um índice de 33% de acerto nas bolas de 3 pontos. Este já é um problema antigo para o Memphis e a franquia vem tentando corrigi-lo, porém, até agora o resultado vem sendo o mesmo e na última temporada não foi diferente.

Publicidade

– O Grizzlies foi o time com o quinto menor número de posses de bola por partida. No chamado pace, que mostra o número de posses de um time a cada 48 minutos, a equipe obteve uma média de 94.2, que indica um ritmo lento.

– A impressão de que o time ainda precisa de um cestinha continua. A equipe é uma das melhores da liga na defesa há algum tempo, mas sempre passa a impressão de que falta algo, ou alguém, para facilitar os trabalhos na parte ofensiva.

Publicidade

-Apesar da dupla de garrafão formada por Marc Gasol e Zach Randolph ser a principal arma da equipe, ela também tem sua parte negativa. Em uma liga onde cada vez mais, os jogadores de garrafão se distanciam do mesmo,  para buscar o arremesso de média e longa distância, o time acaba tendo problemas na marcação de adversários que abusam dessas jogadas. Randolph é, sem dúvida, um ótimo jogador, porém, tem dificuldades para marcar o chamado stretch four.

Publicidade

Análise

A temporada regular do Grizzlies foi, mais uma vez, ótima. Pelo terceiro ano seguido, a equipe terminou a temporada com uma campanha de mais de 50 vitórias. A caminhada já começou com recordes da franquia sendo quebrados. O time venceu os dois primeiros jogos da temporada pela primeira vez na história, aumentou a sequência para seis vitórias seguidas, venceu 15 dos primeiros 17 jogos do ano, virou um jogo em que perdia por 26 pontos de diferença, enfim. Com recordes quebrados e um ótimo basquete, em 25 jogos, o Memphis registrava um recorde de 21 vitórias e quatro derrotas, ou 84% de aproveitamento.

Publicidade

Este ritmo não foi mantido durante toda a campanha, mas a equipe se manteve regular durante toda a temporada e o seu início arrasador foi fundamental para se manter nas primeiras posições da disputada conferência Oeste.O estilo de jogo do Grizzlies foi o mesmo das últimas temporadas e mais uma vez deu certo. Um time muito bom na defesa e que não é ruim ofensivamente, porém, apresenta alguns defeitos nesta parte.

O Grizzlies terminou a temporada na quinta posição e enfrentou o Portland Trail Blazers na primeira fase dos playoffs, vencendo a série em cinco jogos. Na semi-final, foi eliminado pelo Golden State Warriors, que viria a ser o campeão. Apesar de não ter ido tão longe quanto planejava, a temporada da equipe de Memphis foi muito boa.

Publicidade

Futuro

A equipe parece ter um esquema de jogo muito bem definido e que vem funcionando. O técnico David Joerger vem fazendo um ótimo trabalho e as principais peças do time estarão de volta na temporada 2015-16. Marc Gasol, melhor jogador do time, assinou uma extensão contratual e permanece por mais cinco anos em Memphis.

Publicidade

A franquia adquiriu o ala Matt Barnes e o pivô Brandan Wright para a próxima temporada. Barnes provavelmente atuará a partir do banco e é uma boa adição para a segunda unidade da equipe. Já Wright deve ser um dos principais reservas e substituto dos jogadores de garrafão. A equipe perdeu Kosta Koufos na agência livre, então a aquisição de Wright faz todo o sentido.

O Grizzlies está pronto para a próxima temporada e é difícil de imaginar que a franquia não irá ficar novamente entre as melhores da conferência Oeste. O que realmente parece faltar é a resolução dos problemas ofensivos como o arremesso de longa distância. O time é muito bom e tem totais chances de chegar muito longe mesmo com os problemas citados, porém, se eles forem resolvidos ou diminuídos, poderemos ver um Grizzlies ainda melhor que o atual.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários