Revisão da temporada – Dallas Mavericks

Equipe se classificou aos playoffs, mas saiu na primeira rodada

Fonte: Equipe se classificou aos playoffs, mas saiu na primeira rodada

Dallas Mavericks (50-32)

Playoffs: Sétimo colocado do Oeste, eliminado pelo Houston Rockets em cinco jogos na primeira rodada.

Publicidade

MVP do time na temporada: Dirk Nowitzki – 17.3 pontos, 5.9 rebotes, 1.9 assistência e 38% de aproveitamento nos arremessos de três pontos.

Pontos Positivos:

– O ataque do Mavericks mais uma vez funcionou. A equipe teve o terceiro melhor desempenho ofensivo da temporada, obtendo uma média de 105.2 pontos por partida.

Publicidade

– Desperdícios de posse não são um problema em Dallas. O Mavericks foi o 4º time que menos cometeu erros de ataque na última temporada.

– A volta de Tyson Chandler foi um ótimo movimento da diretoria. O jogador retornou ao time em que foi campeão em 2011 e teve um bom desempenho, ajudando a equipe principalmente na defesa.

Publicidade

-A equipe obteve um aproveitamento de 46.3% nos arremessos de quadra na temporada. Esta foi a 5ª melhor porcentagem da liga.

-Dirk Nowitzki fez uma boa temporada, mas as limitações físicas estão cada vez mais evidentes. É claro que, aos 37 anos, Dirk não vai mais repetir as atuações arrasadoras de antes, porém, o jogador continuou sendo uma das principais opções ofensivas.

Publicidade

 Pontos Negativos

– Se no ataque as coisas funcionaram bem, na defesa nem tanto. O Mavs cedeu 103.7 pontos a cada 100 posses de bola.

– Rebotes foram um problema para o Mavs. A equipe pegou só 48.8% dos rebotes em suas partidas. Entre todos os 30 times, este foi o pior índice da temporada.

Publicidade

– Faltaram opções no banco de reservas. O time tinha jogadores confiáveis para atuar vindo do banco até dezembro de 2014. Seus principais jogadores do banco foram envolvidos na troca pelo armador Rajon Rondo, que é justamente o próximo ponto negativo.

– A chegada de Rajon Rondo. O que poderia ser uma troca sensacional para o Mavs, se tornou um pesadelo. A equipe abriu mão de jogadores como Brandan Wright e Jae Crowder, que eram importantes para a rotação do time, para conseguir o armador, que não produziu quase nada para a equipe, pelo contrário, até atrapalhou em alguns momentos.

Publicidade

Análise

O Mavs trouxe Chandler Parsons e Tyson Chandler para a temporada. Ambos preencheram posições que precisavam de melhorias (ala e pivô) e tiveram temporadas sólidas, junto com Monta Ellis e Dirk Nowitzki. O time ia bem e ostentava o melhor ataque da liga, até que a franquia resolveu melhorar o time ainda mais. Foi atrás de Rajon Rondo e conseguiu fechar uma troca com o Boston Celtics, cedendo apenas jogadores do banco e escolhas de draft. Na época, o Mavs era claramente o ganhador da negociação, pois formava ali, talvez o time titular mais equilibrado da liga.

Publicidade

Todos sabem que o que aconteceu foi exatamente o contrário. Rondo não jogou nem metade do que costumava jogar no Celtics e o time perdeu seus jogadores confiáveis do banco. Obviamente que não tem como dizer que o Mavs errou, pois tudo parecia muito vantajoso e não daria para prever que Rondo fracassaria atuando em Dallas.

O time chegou aos playoffs e foi facilmente despachado pelo Houston Rockets em cinco jogos. O elenco formado antes da troca por Rondo teria feito a história ser diferente? Não há como afirmar isso, porém, o Mavs de antes da troca era com certeza melhor do que o time de dezembro até os playoffs.

Publicidade

Futuro

O Mavs perdeu Monta Ellis na agência livre, mas o substituiu com Wesley Matthews. O jogador é um bom arremessador de longa distância e tem uma defesa melhor que a de Ellis. Apesar disso, Matthews retorna de uma lesão no tendão de Aquiles e a franquia torce para que seu desempenho não seja prejudicado pelo problema. Deron Williams também chegou ao time, depois de negociar uma liberação de seu contrato com o Brooklyn Nets, para assumir a posição de armador titular.

Publicidade

No entanto, o destaque fica com a situação causada por Deandre Jordan. Tyson Chandler rumou para o Phoenix Suns e poderíamos dizer que a vinda de Jordan manteria o nível ou até seria uma melhora na posição, porém, o jogador causou a situação mais curiosa da agência livre: Se apalavrou com o Mavs, mas voltou atrás e fechou com o Clippers. A equipe adquiriu Zaza Pachulia e Samuel Dalembert para a posição, depois do episódio.

O problema com Jordan afetou diretamente os planos do Mavs. Com o elenco atual, situado na conferência Oeste, não há como fazer grandes projeções para a equipe. O time deve brigar pelas últimas posições de classificação aos playoffs do Oeste, que anda mais disputado do que nunca.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários