A inesperada troca que levou Russell Westbrook para o Los Angeles Lakers “roubou a cena” na noite do draft da NBA, mas há quem não tenha sido surpreendido pelo acordo. Quem? Os craques da franquia californiana. De acordo com Broderick Turner, do jornal Los Angeles Times, LeBron James e Anthony Davis tiveram encontro com Westbrook para discutir uma possível “reunião” no Lakers há cerca de duas semanas.
O encontro aconteceu na casa do quatro vezes MVP da liga e o repórter apurou que o principal ponto discutido foi a intenção do trio colocar seus egos de lado em nome de conquistar mais um título para a equipe angelina. Para o armador e agora reforço do time, isso teria um significado especial por ser um garoto nascido e criado na Califórnia que ainda está em busca do seu primeiro anel de campeão da NBA.
Entre outros assuntos, Westbrook teria afirmado que está disposto a atuar sem a bola nas mãos e iniciando o ataque – em um papel mais semelhante ao exercido enquanto jogava pelo Houston Rockets, com James Harden. LeBron e Davis, por sua vez, teriam confidenciado que estão prontos para mudarem de posições em tempo integral, para permitir que o Lakers possa jogar com formações mais leves e móveis.
Todos já teriam saído daquela reunião com a decisão de jogarem juntos e o processo foi rapidamente conduzido nos dias que antecederam o draft, depois do armador sinalizar para a direção do Wizards que queria ser negociado. Ele teria vocalizado a vontade de voltar para “casa” e atuar pelos campeões da liga em 2020. A troca acabou envolvendo Kentavious Caldwell-Pope, Kyle Kuzma, Montrezl Harrell e uma escolha de draft.
Nem todos, porém, teriam ficado contentes com a decisão de contratar Westbrook nos bastidores do Lakers. Segundo Bill Reiter, da rede CBS Sports, houve um “forte senso de divisão” entre os executivos da franquia sobre o jogador de 32 anos ser o reforço que o time precisa para voltar a ser campeão. No fim das contas, o apoio dos astros do elenco e do gerente-geral Rob Pelinka pesaram decisivamente no fechamento do negócio.
Os jogadores envolvidos pelo Lakers na transação também não ficaram assim tão felizes com o final da história, pois estavam prontos para um destino diferente. O analista Zach Lowe, da ESPN, contou que jogadores como Harrell e Kuzma estavam preparados para serem negociados por Buddy Hield, do Sacramento Kings, e sentiram-se até um pouco enganados quando a troca foi “substituída” por Westbrook e o Wizards.
A chegada do ex-MVP da liga a Los Angeles significa, entre outros movimentos, que a permanência do agente livre Dennis Schroder na equipe passa de improvável para quase impossível. Especula-se, inclusive, que o armador alemão ainda poderia ser envolvido em uma sign-and-trade nas próximas semanas para trazer algum tipo de retorno aos angelinos. Hield seria novamente um nome bastante especulado.
A reunião entre LeBron, Davis e Westbrook – que possui US$92 milhões em salários a receber nas próximas duas temporadas – forma um trio de astros que o Lakers projeta fazer frente ao Brooklyn Nets de Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden. Na última campanha, a nova contratação do time californiano anotou 22.2 pontos, 11.5 rebotes e 11.7 assistências – quarta vez que ele teve média de triplo-duplo em cinco anos.
[forminator_poll id=”185454″]
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER