O torcedor do Philadelphia 76ers acordou nessa segunda-feira com motivos de sobra para comemorar. Afinal, o principal jogador da franquia está prestes a voltar à equipe. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, Joel Embiid está recuperado de uma lesão no joelho esquerdo e deve reforçar o Sixers nessa semana. Existe chance de sua volta, a princípio, acontecer já nessa terça-feira.
O astro não entra em quadra desde o fim de janeiro. Sofreu uma ruptura do menisco do joelho e, por isso, precisou passar por cirurgia. No entanto, nos últimos dias, ele já participou dos treinos coletivos da equipe sem limitações. “Joel aumentou os trabalhos de condicionamento físico recentemente, pois está na fase final de preparações para o seu retorno”, revelou Wojnarowski.
Espera-se que Embiid possa jogar contra o Oklahoma City Thunder, nessa terça, mas ainda não há confirmação. Depois de dois dias, o Sixers vai enfrentar o Miami Heat. O retorno do craque, no mais tardar, vai acontecer no próximo sábado em duelo contra o Memphis Grizzlies.
O técnico Nick Nurse confirmou que o veterano voltou aos treinamentos com o elenco no fim da semana passada. Por isso, passou a viajar com a equipe para aproveitar qualquer possível treino. Ao mesmo tempo, vídeos passaram a aparecer com o atleta em quadra. Mas não houve confirmação se ele chegou a participar de atividades na G League para acelerar o processo.
Leia mais sobre Joel Embiid
- Joel Embiid tinha acordo com seleção francesa antes de compromisso com os EUA
- “Nikola Jokic é o melhor jogador da NBA”, reconhece Joel Embiid
- Joel Embiid não enfrenta Nikola Jokic em Denver desde 2019
Desfalque sentido
O Sixers sofreu um duro baque após a lesão de Joel Embiid. Investiu na manutenção de um ótimo pivô reserva em Paul Reed, mas, mesmo assim, a ausência de um candidato a MVP é enorme. O substituto até recebe elogios de torcedores e analistas pelas sólidas atuações nesse período. Mas ele mesmo reconhece que, no fim das contas, é impossível não sentir um desfalque da magnitude do craque camaronês.
“Eu acho que Joel cria muitas vantagens para a nossa equipe, em particular, no ataque. Ele sempre atrai marcações duplas e as ajudas do outro time, por exemplo. Sinto que o jogo de todos fica bem mais fácil. As cestas fáceis começam a aparecer. Então, a gente sente a falta de Joel. E eu tento fazer o que posso para ajudar a equipe a vencer”, admitiu o suplente da posição.
Desde o anúncio da lesão, o Sixers sofreu 19 derrotas em 30 jogos. Caiu, assim, para a oitava posição do Leste. No entanto, não foi só o time que sentiu a falta de Embiid. “Eu não conversei tanto com Joel recentemente. Mas ele sempre dizia que sente muita falta de estar em quadra e jogar. Do ponto de vista mental, certamente, ele sofre por não poder estar lá conosco”, contou Reed.
Sem prêmios
Quando lesionou o menisco, Embiid perdeu bem mais do que alguns meses de basquete. Ele era o grande favorito para ser eleito MVP da liga pelo segundo ano consecutivo, pois registrava números impressionantes. É verdade que a sua importância ficou marcada na derrocada do Sixers nos últimos dois meses. Mas a ausência deixou-o abaixo do limite de 70% de jogos da temporada disputados para ser elegível aos prêmios.
O astro liderava a liga em pontuação até o momento da lesão, anotando média de 35,3 pontos por noite. Com isso, ele caminhava para igualar Wilt Chamberlain como único atleta da história da NBA a ter média de um ponto por minuto em uma temporada. Além disso, assim como o lendário pivô, poderia ser o segundo jogador a registrar 35 pontos, dez rebotes e cinco assistências por partidas em uma campanha inteira.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA