Ben Simmons ainda nem voltou a jogar pelo Brooklyn Nets, mas está de olho nas Olimpíadas com a seleção da Austrália. O armador anunciou que está recuperado de um problema nas costas e, assim, deve disputar a próxima temporada desde o primeiro jogo. Caso mantenha-se saudável, por fim, a sua intenção é retornar à equipe nacional depois de quase uma década de afastamento.
“Eu estou pensando em jogar as Olimpíadas, certamente. É um dos meus objetivos, aliás, para o ano que vem. Não falei com ninguém da federação ainda, mas desejo competir em Paris. Acho que é a primeira vez que digo isso publicamente, então é oficial agora. Estar com a seleção, definitivamente, está entre as minhas metas de 2024”, afirmou o atleta, em entrevista ao site AndScape.
Para retornar ao time australiano, no entanto, Simmons tem mais a fazer do que só se manter longe de lesões. O treinador Brian Goorjian, afinal, ficou revoltado com o atleta por não competir no Mundial. Ele estava nos planos do técnico, pois deu uma sinalização positiva sobre a presença no torneio. Mas voltou atrás por uma ordem do Nets e garante que não reúne condições para estar em quadra agora.
“Recebo mensagens de australianos cobrando que eu deveria estar jogando a Copa do Mundo. Mas ninguém além de mim está nesse corpo. Vou jogar quando estiver pronto. Não houve nenhum instante nos últimos anos em que senti-me preparado fisicamente para jogar. Por isso, a única pessoa que pode julgar se estou pronto é eu mesmo”, sentenciou o jogador de 27 anos, sem pressa.
Leia mais
- GM do Nets aposta que Ben Simmons vai voltar a ser um astro na NBA
- Ben Simmons doa quadra de basquete para cidade na China
- Nets quer envolver Ben Simmons em troca, mas times não se interessam
Cuidado físico
Fazer planos para a seleção da Austrália e Olimpíadas, a princípio, não parece um cenário realista para Ben Simmons. O astro só disputou 42 de mais de 160 jogos possíveis nas últimas duas temporadas. Por isso, ele sabe que cuidar do seu físico vai ser mais importante do que nunca. O início do trabalho é bem animador, pois garante que nunca sentiu-se tão fortalecido quanto agora.
“Eu estou bem mais forte fisicamente do que antes. Aliás, mais forte do que nunca. Não consigo me exercitar sem trabalhar o abdômen, mas há outros detalhes mais importantes agora. Faço fortalecimento de pernas por causa das lesões no joelho. Além disso, realizou um trabalho bem específico e pilates para cuidar das minhas costas. Todos os dias, sem falta”, contou o armador.
Essa é uma rotina nova para um jogador que sempre teve condição físico-atlética de elite. Parecia, para resumir, “inquebrável”. Mas é a nova realidade de sua vida como esportista. “Quando era mais jovem, o meu corpo respondia no automático. Não é tão simples agora. Hoje em dia, acima de tudo, preciso estar em sintonia com o meu corpo. Tudo fica mais fácil assim”, completou.
Teste da vida
O drama de Simmons não foi só físico, mas também mental. Enquanto lidava com uma lesão que passou meses sem um diagnóstico concreto, ele ouviu críticas das mais duras. Vários analistas e torcedores chegaram a questionar, por exemplo, o seu desejo de jogar basquete. Foram tempos difíceis, que ajudam a “forjá-lo”. O jogador volta às quadras, como resultado, mais forte não só no corpo.
“Às vezes, eu penso em tudo o que passei e percebo foi muita coisa. Certamente, foi exaustivo lidar com esse furacão de situações. Mas isso é a vida e, no fim das contas, todos têm os seus problemas. Acho que fiz um bom trabalho, pois foquei naquilo que amo: basquete. Por isso, sinto que também foi um ótimo teste para mim enquanto ser humano”, finalizou o titular do Nets.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol