Por Vinicius Fernandes Batista
Chegou ao fim a 15ª rodada da fase regular da temporada 2019/20 da EuroLiga, com destaque para a décima vitória consecutiva do Real Madrid, novo líder da competição. A equipe merengue foi ao País Basco e atropelou o Baskonia.
Além disso, o Barcelona foi à Alemanha para superar o Bayern de Munique, e o atual campeão, CSKA Moscou, venceu o então líder absoluto Anadolu Efes, na Turquia. Barça e Anadolu têm campanhas idênticas à do Real Madrid, mas levam desvantagem no saldo de pontos.
Baskonia 55 x 77 Real Madrid
Em duelo espanhol, mesmo fora de casa, o Real liderou do início ao fim para ampliar sua série de vitórias para dez jogos e assumir a liderança do torneio. O cestinha foi Jordan Mickey, com 15 pontos para o time merengue. Já o Baskonia registrou a menor pontuação de um time na atual temporada.
Anadolu Efes 80 x 81 CSKA Moscou
Diante de 15.173 torcedores no lotado Sinan Erdem Dome, em uma emocionante revanche da decisão do título da temporada passada, os russos fizeram um ótimo último quarto para saírem vencedores de quadra e colocarem fim à uma sequência de oito triunfos do até então líder isolado. Nos cinco minutos finais, o placar esteve empatado duas vezes e houve cinco mudanças de liderança, até que Mike James, cestinha da partida com 28 pontos (cinco bolas de três certas em sete lançadas), acertou um arremesso com 17 segundos restantes para decidir o vencedor.
Bayern de Munique 67 x 77 Barcelona
O Barça conseguiu sua quarta vitória consecutiva ao levar a melhor nos dois primeiro quartos (20 x 16 e 19 x 9) e perder os dois últimos (17 x 20 e 21 x 22), muito em função de uma “corrida” de 11 a 0 a favor no segundo período. Cory Higgins foi o cestinha do time culé, com 16 pontos, enquanto Adam Hanga registrou um duplo-duplo de dez pontos e dez assistências, porém Paul Zipser registrou 19 pontos (quatro arremessos certos de três em quatro tentativas), sendo o maior pontuador da partida.
Fenerbahçe 81 x 84 Zenit
Vitória inesperada dos visitantes com uma cesta de três pontos de Andrew Albicy a menos de três segundos do fim. Este triunfo permitiu ao time russo escapar do último lugar na classificação, mas curiosamente passou a ser o dono do pior ataque do campeonato. O Fener chegou a ter 11 pontos de vantagem no primeiro tempo e ficar com 67 a 60 a seu favor, mas saiu derrotado de quadra, mesmo com os 18 pontos do cestinha Joffrey Lauvergne.
Maccabi Tel Aviv 88 x 79 Panathinaikos
Os campeões israelenses, que chegaram a ficar 18 pontos atrás, viraram apenas no quarto período, registrando sua quinta vitória consecutiva, com destaque para os 23 pontos de Scottie Wilbekin. no entanto, o cestinha do jogo foi DeShaun Thomas, que marcou 24 pontos para a equipe grega.
Olimpia Milano 78 x 71 Valencia
O Milano encerrou sua sequência de cinco derrotas com destaque para Amedeo Della Valle, com 15 pontos, e Kaleb Tarczewski, que registrou um duplo-duplo (13 pontos e dez rebotes). No entanto, o cestinha foi Bojan Dubljevic, do time espanhol, com 20 pontos – todos no primeiro tempo, que terminou empatado (43 x 43).
Khimki 83 x 74 Zalgiris Kaunas
A equipe da casa não perdeu um quarto sequer e impôs aos visitantes sua nona derrota em sequência. Stefan Jovic e Alexey Shved lideraram o Khimki com 25 pontos cada.
Estrela Vermelha 88 x 81 Olympiacos
O time da casa, que vinha de duas derrotas, conquistou uma importante vitória graças a Lorenzo Brown, que fez 34 pontos. Já a equipe grega, que foi para o intervalo com dez pontos de vantagem, chega à quarta derrota consecutiva, mesmo com um duplo-duplo de Nikola Milutinov (15 pontos e 11 rebotes).
ASVEL 93 x 81 ALBA Berlin
O time alemão ampliou sua série de derrotas para quatro, mesmo com Martin Hermannsson como cestinha do jogo, com 17 pontos. David Lighty liderou os vencedores com 14. Após início equilibrado até o intervalo, os franceses, que tinham o pior ataque até aqui, definiram o triunfo no terceiro quarto (o único vencido por eles), com uma sequência de incríveis 26 a 3, fechando a parcial em 31 a 14.
Classificação
1º Real Madrid, Barcelona e Anadolu Efes: 12 vitórias e três derrotas
4º Maccabi Tel Aviv: 11 vitórias e quatro derrotas
5º CSKA Moscou: dez vitórias e cinco derrotas
6º Panathinaikos: nove vitórias e seis derrotas
7º Khimki e Olimpia Milano: oito vitórias e sete derrotas
9º ASVEL: sete vitórias e oito derrotas
10º Olympiacos, Valencia, Estrela Vermelha, Baskonia e Bayern de Munique: seis vitórias e nove derrotas
15º Fenerbahçe: cinco vitórias e dez derrotas
16º ALBA Berlin e Zenit: quatro vitórias e 11 derrotas
18º Zalgiris Kaunas: três vitórias e 12 derrotas
Estatísticas
Melhor ataque: Khimki = 1.309 pontos (87,2 de média)
Pior ataque: Zenit = 1.084 (72,2 de média)
Melhor defesa: Maccabi Tel Aviv = 1.121 (74,7 de média)
Pior defesa: ALBA Berlin e Khimki = 1.301 (86,7 de média)
Melhor saldo: Maccabi Tel Aviv = +155
Pior saldo: Zenit = -127
Mais pontos em um quarto: 38 = Zenit
Menos pontos em um quarto: 6 = Fenerbahçe e Khimki
Mais pontos até o intervalo: 65 = Real Madrid
Menos pontos até o intervalo: 21 = Fenerbahçe
Mais pontos em um jogo: 106 = Anadolu Efes
Menos pontos em um jogo: 55 = Bayern de Munique
Maior diferença de pontos: 41 = Bayern de Munique 104 x 63 ASVEL
Maior pontuador em um só jogo: 49 = Shane Larkin (Anadolu Efes)
Cestinha por pontos: Mike James (CSKA Moscou) = 303
Cestinha na média: Shane Larkin (Anadolu Efes) = 21,3
Melhor reboteiro: Nikola Milutinov (Olympiacos) = 139 (9,2 de média)
Melhor assistente: Nick Calathes (Panathinaikos) = 131 (8,7 de média)
Próxima rodada
26/12 (quinta-feira) – CSKA Moscou x Olimpia Milano (13h), Anadolu Efes x Maccabi Tel Aviv (14h30), ALBA Berlin x Baskonia (16h), Panathinaikos x Real Madrid (16h), ASVEL x Khimki (16h45)
27/12 (sexta-feira) – Zenit x Estrela Vermelha (14h), Fenerbahçe x Valencia (14h45), Bayern de Munique x Zalgiris Kaunas (16h30), Barcelona x Olympiacos (17h)
Quer acompanhar o melhor do basquete europeu? O DAZN transmite vários jogos da EuroLiga por semana. Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!
Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar o NBB, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, o Campeonato Japonês, e muito mais. Assine já!