Notícias Rumores Opinião Classificação Onde Assistir
Conferência Leste
Atlanta Hawks Boston Celtics Brooklyn Nets Charlotte Hornets Chicago Bulls Cleveland Cavaliers Detroit Pistons Indiana Pacers Miami Heat Milwaukee Bucks New York Knicks Orlando Magic Philadelphia 76ers Toronto Raptors Washington Wizards
Conferência Oeste
Dallas Mavericks Denver Nuggets Golden State Warriors Houston Rockets LA Clippers LA Lakers Memphis Grizzlies Minnesota T-Wolves New Orleans Pelicans OKC Thunder Phoenix Suns Portland Trail Blazers Sacramento Kings San Antonio Spurs Utah Jazz

Razões para LeBron ser o MVP de 2011-12

Jogador já venceu o prêmio duas vezes Pareço oportunista. Acho que só pareço. Escrevo isso na manhã seguinte da vitória do Miami Heat sobre o New Jersey Nets, quando LeBron James fez 17 pontos seguidos no último quarto para vencer fora de casa. Sim, eu devo ter feito pelo menos uns cinco artigos sobre James […]

Jogador já venceu o prêmio duas vezes

Pareço oportunista. Acho que só pareço. Escrevo isso na manhã seguinte da vitória do Miami Heat sobre o New Jersey Nets, quando LeBron James fez 17 pontos seguidos no último quarto para vencer fora de casa.

Sim, eu devo ter feito pelo menos uns cinco artigos sobre James desde que o Jumper Brasil começou, lá pra 2006. Nessa temporada, creio que este seja o segundo. No fim, não importa. (Quase) sempre farei daqueles que me chamam a atenção.

Continua após a publicidade

Mas LeBron merece ganhar o seu terceiro MVP na carreira em 2011-12. Essa é a minha opinião, pura e simples. Aliás, já deveria ter sido no ano passado. Motivos? Tenho vários.

Na temporada passada, o Miami Heat foi o segundo colocado na conferência Leste, enquanto o Chicago Bulls ficou com a primeira posição, algo que deve ser repetido nesse ano. James teve números melhores que Derrick Rose, o vencedor.

LeBron teve 26.7 pontos, 7.5 rebotes, 7.0 assistências, 1.6 roubadas, e aproveitamento de 51% nos arremessos. Rose ficou com 25.0 pontos, 4.1 rebotes, 7.7 assistências, 1.1 roubadas, e 44.5% nos arremessos.

Ofensivamente, os números são similares. Isso é fato. Porém, James foi absurdamente superior na defesa.

Continua após a publicidade

Muita gente deve achar que eu sou LeBronzete e não gosto do basquete de Rose. Muita gente está certa.

Entretanto isso é uma questão de gosto. Eu sou fã de James mesmo. Um jogador completo. Rose, para ser considerado armador principal, teria de tentar fazer seus companheiros evoluírem. Literalmente, pensar no passe antes do arremesso. Isso é coisa de armador de verdade.

E tem ainda a máxima de que o MVP só é dado para o melhor jogador do time que tem a melhor campanha. Ora, mas então o que houve com Steve Nash, no seu segundo título? O Phoenix Suns ficou em segundo na conferência Oeste. Então há precedentes.

Continua após a publicidade

Tudo bem, a temporada passada já era, mas a NBA tem a chance de não cometer o mesmo erro. Não que Rose seria MVP nesse ano, até porque se machucou, ficando fora de vários jogos (atuou em 37 de possíveis 61 até o momento) e está com números abaixo de quando ficou com o troféu.

Em 2011-12, James é o melhor jogador. Novamente, o Heat pode não ficar com a primeira posição do Leste.

Só que eu sei que Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, faz também uma temporada espetacular. Seus números são parecidos com os de LeBron.

Continua após a publicidade

Até o momento, James possui 27.1 pontos, 7.9 rebotes, 6.3 assistências, 1.9 roubadas, 0.8 bloqueio, e 52.9% nos arremessos (melhor marca da carreira). Durant está com 27.8 pontos, 7.9 rebotes, 3.5 assistências, 1.4 roubadas, 1.2 bloqueios, e 50.1% nos arremessos.

Porém, de novo, a história de ter a melhor campanha. Não sei se alguém já notou, mas o Thunder está atrás do San Antonio Spurs no Oeste. Em um empate, o time do Texas ficaria com a vantagem sobre a equipe de Durant por ter vencido dois dos três jogos na temporada.

Continua após a publicidade

A não ser que a NBA esteja pensando novamente em dar o prêmio para Rose, que deixou de atuar em 40% das partidas, o único jogador que pode tomar esse título de LeBron é Durant.

Eu entendo que a Liga não quer banalizar o prêmio. Sei que não é interessante um mesmo jogador vencer em todos os anos. Por isso, a desculpa de ser o melhor jogador da equipe de melhor campanha.

A temporada, que esteve muito próxima de não acontecer, terá dois jogadores em condições similares de ficarem com o MVP. Espero que fique mesmo entre eles. Minha torcida é por James.

Continua após a publicidade

comentários