https://www.youtube.com/watch?v=cOfsqiZy9Vo
Raul Neto chegou ao Utah Jazz para a temporada 2015-16 como terceira opção para a posição de armador, visando sua adaptação à NBA. Porém, a lesão do armador Dante Exum e a pré-temporada de baixo nível do também armador Trey Burke possibilitaram a titularidade de Raulzinho nos primeiros 21 jogos da equipe.
Apesar de ter sido o armador titular, Raulzinho atuou em média seis minutos a menos que Burke, e figura entre os cinco jogadores com menor média de minutos como titulares por pelo menos dez jogos. A pouca utilização do brasileiro no último quarto fez o técnico Quin Snyder promover o ala-armador Alec Burks para o time titular na segunda partida consecutiva contra o Oklahoma City Thunder, e a boa atuação do recém-titular fez com que Neto sequer entrasse em quadra, fato que surpreendeu o armador brasileiro.
“É claro que todos querem jogar, mas é a decisão do treinador e eu tenho que respeitar”, afirmou o novato de 23 anos. “Eu não espera isso, mas é decisão dele. Acho que Snyder fará o melhor para o time. Eu só preciso continuar trabalhando, treinar forte e respeitar suas decisões”.
Neto foi titular e atuou por dez minutos no primeiro encontro do Jazz com o Thunder. Na partida, o jogador converteu um de três arremessos, e pegou dois rebotes. Enquanto teve o brasileiro em quadra, a equipe de Snyder sofreu dez pontos a mais do que marcou.
Leia mais
“Focado”, Raulzinho ganha confiança de técnico e companheiros no Jazz
#BrazilianWeek – Edição 1
Surpresa, Raulzinho ganha titularidade no Utah Jazz
Dez centímetros mais alto que Neto, Burks foi o encarregado da marcação de Westbrook durante toda a partida, mas não evitou a derrota por 104 a 98 na prorrogação. Mesmo com o revés, Snyder conseguiu atingir seu principal objetivo com a substituição na armação. Enquanto o Jazz terminou o primeiro quarto com 12 pontos de desvantagem na primeira partida, a franquia de Salt Lake City venceu a primeira parcial com o novo quinteto titular por cinco pontos.
Snyder confirmou que gostou da atuação da equipe, mas garantiu que a saída de Raulzinho do time titular pode não ser definitiva em entrevista após o jogo.
“Acho que a mudança fazia sentido para hoje, e eu gostei da forma como iniciamos a partida. Sentimos que Burks era um bom desafio para Westbrook. É difícil tirar conclusões após um jogo, mas vamos avaliar essa situação”, afirmou Snyder antes de elogiar Raulzinho. “Raul tem sido incrível. É difícil ser um novato nessa liga e enfrentar Damian Lillard, Chris Paul e Stephen Curry”.
Raul Neto tem média de 17.1 minutos por jogo, mas deve ver esses minutos reduzidos se perder definitivamente a posição de titular para Burks e ficar atrás de Burke como primeira opção para o perímetro no banco. Em sua primeira temporada na NBA, o brasileiro tem médias de 4.5 pontos, 2.3 assistências, 1.4 rebotes, um roubo de bola e aproveitamento de 35% nos arremessos de quadra.