Jakob Poeltl está de volta ao Toronto Raptors depois de troca fechada com o San Antonio Spurs. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, as duas equipes chegaram a um acordo centrado no pivô na noite dessa quarta-feira. Por sua vez, os texanos vão receber o pivô Khem Birch, uma escolha de primeira rodada de draft e duas seleções de segunda rodada.
A escolha de primeira rodada envolvida no negócio, a princípio, pertence ao próprio time canadense. É uma seleção de 2024 e protegida. Os detalhes da proteção, por enquanto, não são conhecidos.
O Raptors estava ativo no mercado nas últimas semanas, antes de tudo, em busca de reforços de garrafão. A impressão interna é que a campanha decepcionante da franquia passa pela falta de pivôs. Várias fontes já confirmavam que Poeltl era a primeira opção dos dirigentes de Toronto para suprir a lacuna. Os dois times, por isso, estavam em negociações desde a semana passada.
O jogador de 27 anos vai ser agente livre ao fim da temporada, mas isso não é um problema para os canadenses. Wojnarowski apurou que a franquia está decidida a mantê-lo em longo prazo. O custo do novo acordo, no entanto, deve ser alto. Ele recusou uma oferta de US$58 milhões por quatro temporada enquanto ainda era atleta do Spurs.
Leia mais
- Scottie Barnes seria único “intocável” do Raptors em trocas
- Artigo – Momento de reconstrução de elenco: Raptors
- Fred VanVleet recusou extensão de contrato máxima do Raptors
Caminho inverso
A volta de Poeltl ao Raptors, em troca com o Spurs, é um tipo de ironia do destino. O atleta austríaco, afinal, foi draftado pela equipe de Toronto em 2016 e negociado com os texanos depois de dois anos. Ele foi um dos jogadores repassados na troca pelo craque Kawhi Leonard. Jogava em San Antonio desde então. Então, agora, ele faz o caminho inverso.
Wojnarowski apurou que essa familiaridade pesou na decisão dos canadenses em buscarem o jogador. “Eles estavam desesperados por um pivô e trouxeram o que queriam, no fim das contas. Isso porque é o retorno de um atleta que escolheram no draft e desenvolveram, antes de tudo. A intenção é assinar uma extensão e, assim, não o deixar escapar”, relatou o jornalista.
De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, a expectativa nos bastidores é que a extensão de Poeltl exija um alto investimento. “Alguns executivos rivais, a princípio, acreditam que Jakob vai mirar salário de US$20 milhões anuais como agente livre”, revelou o repórter.
Spurs
A transação de Poeltl é, sobretudo, mais um passo do Spurs em seu processo de reconstrução de elenco. A franquia até tinha interesse em manter o pivô, mas o provável alto investimento necessário afastou as partes de um acordo. Segundo Marc Stein, da plataforma Substack, os texanos bateram o martelo sobre trocar o austríaco só nos últimos dias.
Wojnarowski, além disso, garante que a ação da equipe nessa trade deadline não deve parar por aqui. “San Antonio vai seguir apostando em seus jovens atletas e escolhas de recrutamento. Afinal, agora, possuem 13 seleções de primeira rodada até 2029. A expectativa, aliás, é que consigam ainda mais até o fechamento da janela de transferências”, avisou.
Josh Richardson, Doug McDermott e Zach Collins, por exemplo, são candidatos a serem negociados nas próximas horas. O time já havia realizado um movimento menor nessa semana, ao adquirir o veterano Dewayne Dedmon junto ao Miami Heat.
Poeltl foi escolhido na nona posição do draft de 2016 e, desde então, ganhou a reputação de um pivô sólido e eficiente. Ele foi titular nas 45 partidas disputadas com o Spurs na campanha. Como resultado, registra médias de 12,1 pontos, 9,1 rebotes e 3,1 assistências. Converte, além disso, mais de 62% dos arremessos de quadra tentados.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA