Erik Murphy se apresenta em Helsinki para preparação
O ala-pivô recém-contratado pelo Cleveland Cavaliers, Erik Murphy, se apresentou quinta-feira (31) na capital finlandesa para o início das preparações para o Mundial.
“Representar a seleção significa muito para mim, porque ser finlandês é algo que me orgulha muito”, afirmou Murphy em entrevista ao site da FIBA. Ele que não é o naturalizado da equipe. A mãe do jogador, Päivi Murphy, é finlandesa, e seu pai, Jay Murphy (ex-Los Angeles Clippers e Washington Bullets), americano, assim o jogador possui dupla nacionalidade.
“Enquanto Erik der seu melhor e continuar desenvolvendo, é o suficiente para mim”, afirmou o técnico finlandês Henrik Dettmann em entrevista ao site da FIBA, “Erik tem bastante conhecimento sobre basquete que o vão ajudar a se adaptar a nosso sistema”.
Sobre essa adaptação, Murphy afirmou que está estudando o comportamento da seleção em quadra devido a vídeos que Dettmann o passou, constatou também que irá conseguir se adaptar ao sistema do técnico.
A seleção finlandesa conta com três nomes de peso para o Mundial. O armador Petteri Koponen, selecionado no Draft de 2007 pelo Philadelphia 76ers e atualmente atua no basquete russo pelo Khimki; o veterano ala-armador Teemu Rannikko, que após uma longa carreira rodando grandes times europeus, voltou a seu país natal para defender o Kataja Basket; e o pivô Gerald Lee, jogador que assim como Murphy, não é naturalizado e possui dupla nacionalidade. Lee atuou no basquete universitário americano por Old Dominion, mas não foi selecionado no Draft.
A Finlândia está no Grupo C do Mundial, junto com Estados Unidos, República Dominicana, Ucrânia, Turquia e Nova Zelândia.
Com Andray Blatche, Filipinas começam treinamentos para Mundial
[instagram url=http://instagram.com/p/q621O9BI6_/]
A torcida filipina fica dividida entre felicidade pela animação do ala-pivô do Brooklyn Nets, Andray Blatche, em atuar pela seleção filipina. Onde o jogador já postou uma foto em sua conta do Instagram de seu uniforme na seleção. E a tristeza da seleção não contar com um de seus principais líderes, o ala Larry Fonacier, que atua no país pelo Tropang Texters, devido a uma lesão.
“Nós definitivamente sentiremos falta de sua liderança silenciosa e de sua paixão pelo jogo”, lamentou o técnico filipino Chot Reyes em entrevista ao site da FIBA.
Fonacier havia sido o destaque filipino na conquista do bronze na Copa da Ásia. Na partida de terceiro lugar, diante de Taiwan, o ala fez 21 pontos e acertou 5-7 de três pontos.
As Filipinas estão no Grupo B do Mundial, junto com Argentina, Grécia, Senegal, Croácia e Porto Rico.
Diante de muita polêmica, Egito anuncia pré-lista
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=byAkh5VZSE0]
Com muita polêmica e vários nomes com experiência nos Estados Unidos de fora, o técnico egípcio Amr Aboul-Kheir anunciou a pré-lista para o Mundial. Apesar da recuperação da lesão, a lista possui o ala-pivô Assem Marei, que atua no basquete universitário por Minnesota State. O jogador foi destaque da seleção no AfroBasket 2013.
As polêmicas ficaram por conta da ausência de dois nomes que tiveram carreiras boas no universitário americano. O pivô Omar Oraby, ex-USC e Rice; e o também pivô Omar Samhan, ex-St. Mary’s hoje no basquete polonês.
Dois jovens nomes também foram cobrados de Aboul-Kheir por não estarem na lista. O armador Ehab Amin, de 19 anos, que atua no universitário americano por Texas A&M-Corpus Christi; e o pivô Anas Osama Mahmoud, também de 19 anos, que está em Louisville.
Sobre Amin, Aboul-Kheir afirmou que espera que o jogador ainda consiga compor o elenco da seleção a tempo para o Mundial. Levando em consideração que tanto o Amin quanto Mahmoud farão sua estreia na NCAA na temporada 2014-15, assim, já estão em adaptação à suas novas equipes.
O Egito está no Grupo A do Mundial, junto com Espanha, Sérvia, França, Brasil e Irã.
Argentina procura substitutos para Ginóbili e Delfino
Tanto o ala-armador do San Antonio Spurs, Manu Ginóbili, quanto o ala do Milwaukee Bucks, Carlos Delfino, não irão para o Mundial no fim de agosto devido a lesões. Ginóbili devido a uma lesão por estresse no pé, e Delfino ainda está em recuperação após uma lesão no pé durante os playoffs da temporada 2012-13, enquanto ainda atuava pelo Houston Rockets.
Os possíveis substitutos são o ala-armador Salem Safar, do Boca Juniors, e o ala Marcos Mata, recém-contratado pela equipe brasileira Franca.
Havia uma dúvida se Ginóbili estaria pronto para a seleção. O médico da seleção argentina havia colocado a critério do Spurs a liberação do jogador. O departamento médico do time texano preferiu que o jogador não fosse ao Mundial para se recuperar.