Ranking dos melhores armadores em 2022 da NBA

Stephen Curry e Luka Doncic foram os mais votados pela equipe do Jumper Brasil e seus leitores

melhores armadores NBA 2022 Fonte: Glenn Jones/AFP

A partir desta segunda-feira, o Jumper Brasil inicia seus rankings dos melhores jogadores por posição da NBA para a temporada 2021-2022 com os 20 principais armadores que projetamos para a liga. Como combinado, a votação para esta edição teve a participação dos leitores. No entanto, foi informado que a equipe do site teria peso 2, enquanto os votos dos internautas teve peso 1.

O que é levado em consideração para a formação das listas:

Números: como nos últimos anos, o que um jogador poderá fazer por sua equipe naquela temporada é determinante. Se ele está lesionado ou tem chances maiores de perder jogos durante a campanha por contusões, ele cai no ranking. Se ele ganha uma titularidade, mais espaço na rotação, sobe.

Publicidade

Critério de posições: utilizamos o bom censo, mas sem fugir muito de outros rankings. Um detalhe a ser notado é que, às vezes, um jogador pode ser ala-armador de origem, mas vai jogar mais tempo ou começar mais jogos como ala ou armador.

Mudança de time: durante a offseason, muitos jogadores trocaram seus times e enfrentam uma nova realidade. Portanto, um atleta pode ter mais ou menos tempo de quadra, alterando seu papel dentro da rotação e minutos em quadra.

Publicidade

Load management: é como o critério de jogador que perde jogos por lesão, mas sabemos que ele foi apenas poupado. Perde pontos, mas nem tanto. Ele não terá de voltar às quadras aos poucos, como é no caso de um lesionado.

Potencial: alguns calouros são levados em consideração, mas sem uma verdadeira amostragem, não tem como valorizar tanto na pontuação final.

Armadores

1- Stephen Curry (178 pontos)

melhores armadores NBA 2022

Sem problemas para começar a próxima temporada, o astro Stephen Curry vai lutar, mais uma vez, para ser eleito o MVP. No ranking dos melhores armadores para a temporada 2021-2022 da NBA, o camisa 30 do Golden State Warriors ficou próximo da totalidade dos pontos (180). Embora o Warriors não tenha ido aos playoffs nas últimas duas campanhas, Curry brilhou em 2020-21 e, por pouco, não entrou na fase decisiva. A volta de Klay Thompson às quadras ainda não possui uma data definida, mas ele será vital para a subida da equipe de San Francisco.

Publicidade

2- Luka Doncic (169 pontos)

O armador Luka Doncic já é um dos melhores da NBA, aos 22 anos. De contrato renovado, o esloveno precisa levar o Dallas Mavericks aos primeiros lugares da conferência Oeste para poder brigar pelo MVP. Entretanto, o elenco não parece ser competitivo a esse ponto. Mudanças dentro e fora das quadras foram feitas, mas ainda não suficientes para elevar o patamar da equipe texana. Os problemas entre o ala-pivô Kristaps Porzingis e ele, todavia, não ajudam. Doncic pode, ainda, fazer uma temporada com números próximos da média de triplo-duplo.

3- James Harden (165 pontos)

Parece estranho ver James Harden na posição de armador, mas não é incomum. Ainda que ele seja um dos maiores cestinhas da atualidade, o jogador do Brooklyn Nets já fez a função no Houston Rockets e, desde que chegou em sua nova equipe, realizou a troca de posições com Kyrie Irving. Harden sofreu algumas contusões que o importunaram na última temporada, especialmente no início da série contra o Milwaukee Bucks. Entretanto, o astro acredita que vai conseguir produzir ao mesmo nível, trabalhando ainda mais o condicionamento físico.

Publicidade

4- Damian Lillard (154 pontos)

Afinal, quando Damian Lillard vai ser trocado pelo Portland Trail Blazers? A resposta, talvez, seja nunca. Mas é fato que ele deseja levar sua equipe aos primeiros lugares do Oeste e brigar pelo título. Segue sendo brecado na primeira rodada dos playoffs, entretanto. Desde 2012-13 no Blazers, Lillard destaca-se pelo poder ofensivo. Ele acertou, nas últimas duas temporadas, nada menos que 545 cestas de três, com 39.5% de aproveitamento.

5- Chris Paul (142 pontos)

E quem disse que idade é um problema para Chris Paul? Saiu em baixa do Houston Rockets, levou o Oklahoma City Thunder aos playoffs. Depois, foi para o Phoenix Suns e o time foi parado apenas pelo Milwaukee Bucks, nas finais da liga. Paul tentará repetir a dose em 2021-2022 e seguir entre os melhores armadores da NBA, mas os adversários estão mais fortes, enquanto o Suns conseguiu manter o elenco. Embora seja o melhor organizador de jogadas entre os cinco primeiros, ele é o que menos produz para si.

Publicidade

6- Trae Young (127 pontos)

Alguém entendeu o que aconteceu? O Atlanta Hawks vinha em 11° colocado no início de março e, com a troca de técnico, terminou no quarto lugar da fase regular. Nos playoffs, Trae Young e seus comandados foram superando seus oponentes com autoridade. New York Knicks e Philadelphia 76ers, então favoritos, caíram diante do Hawks. Young brilhou, com 30 pontos ou mais em oito dos 16 jogos. O atleta ainda anotou, incríveis, 48 pontos, 11 assistências e sete rebotes na abertura da final do Leste, diante do Milwaukee Bucks.

7- Russell Westbrook (122 pontos)

Quarto time em quatro anos. Russell Westbrook chega ao Los Angeles Lakers como o principal reforço da equipe, mas não terá a bola nas mãos o tempo todo, até pela presença de LeBron James na equipe. Mas Westbrook ainda faz parte dos melhores armadores da NBA e, em 2021-2022, ele vai poder brigar pelo título, de fato, desde o princípio pela primeira vez na carreira. Embora ele tenha feito parte do Oklahoma City Thunder, vice em 2011-12, o time não aparecia como um dos favoritos. Nas últimas cinco campanhas, Westbrook obteve médias de triplos-duplos em quatro.

Publicidade

8- Ja Morant (107 pontos)

Ja Morant disse, recentemente, que fazia parte dos cinco melhores armadores da NBA. Olhando para cima, é óbvio que ainda não é, mas o caminho está sendo traçado. O jogador do Memphis Grizzlies está se desenvolvendo e vem para fazer a melhor temporada da carreira, porém existem falhas em seu jogo, como o arremesso de três (30.3% de aproveitamento em 2020-21) e a defesa. Porém, o atleta, de 22 anos, treinou bastante os dois fundamentos nos últimos meses para tornar-se um jogador mais completo.

9- Jrue Holiday (106 pontos)

Sempre subestimado, Jrue Holiday, agora, é campeão da NBA e medalha de ouro olímpica no mesmo ano. É para poucos, claro, mas ele segue sendo menos apreciado que vários armadores na liga. A diferença que Holiday fez no Milwaukee Bucks foi visível, após chegar para o lugar do contestado Eric Bledsoe. Enfim, para ter uma ideia, o atleta não fez parte dos 20 jogadores mais votados pelos leitores do Jumper Brasil.

Publicidade

10- De’Aaron Fox (92 pontos)

Décimo quarto colocado na votação do ano passado, De’Aaron Fox faz parte do top-10 pela primeira vez. O jogador do Sacramento Kings vem de sua melhor temporada na carreira (25.2 pontos, 7.2 assistências e 1.5 roubada). Embora não seja um grande arremessador de três, Fox converteu 37% dos arremessos em 2018-19. Ou seja, ele tem como evoluir, após os 32% na campanha passada.

11- Ben Simmons (77 pontos)

Embora esteja vinculado ao Philadelphia 76ers, só um milagre fará Ben Simmons voltar a jogar pela equipe. Em litígio com o Sixers desde as performances ruins nos playoffs, o australiano foi menosprezado pelo técnico (Doc Rivers), seu companheiro (Joel Embiid) e pela diretoria, no episódio da troca que não aconteceu por James Harden. Ainda que ele tenha ido mal, Simmons é um dos melhores defensores da NBA e ótimo organizador de jogadas. Deve encontrar um novo lar em breve e seguir em frente, entretanto.

Publicidade

12- Kyle Lowry (70 pontos)

O veterano Kyle Lowry deixou o Toronto Raptors após nove anos no Toronto Raptors e chega ao Miami Heat como o principal reforço para a próxima temporada. Lowry é ótimo defensor, sabe arremessar e vai poder se adequar ao estilo de jogo do time da Flórida com mais tranquilidade. Em uma equipe com Jimmy Butler e Bam Adebayo, o atleta terá a chance de ser a terceira opção ofensiva, sem grandes problemas.

13- Fred VanVleet (58 pontos)

Após a saída de Kyle Lowry para o Miami Heat, Fred VanVleet, finalmente, vai poder jogar em sua posição original. VanVleet ficou muito marcado por ser ala-armador nas últimas temporadas, mas era ele quem organizava boa parte das jogadas do Toronto Raptors nos últimos anos. Além disso, o atleta é ótimo arremessador de três pontos, com 38.4% de aproveitamento no quesito por toda a carreira.

Publicidade

14- Shai Gilgeous-Alexander (53 pontos)

Em três anos na NBA, Shai Gilgeous-Alexander evoluiu muito. Na última temporada, o armador do Oklahoma City Thunder produziu 23.7 pontos, 5.9 assistências e 4.7 rebotes. Espera-se por mais muito em 2021-22, todavia. O canadense melhorou a qualidade do arremesso de três, atingindo 41.8% de aproveitamento em 2020-21. A parte ruim, no entanto, é que o Thunder não deverá oferecer grande resistência aos adversários.

 

15- LaMelo Ball (53 pontos)

A primeira temporada de LaMelo Ball foi empolgante, mas ele vem para muito mais em 2021-2022, para entrar no topo dos melhores armadores da NBA. Claro, Ball vai ser o grande nome do Charlotte Hornets pelos próximos anos, porém ele já é um dos jogadores mais incríveis de assistir na liga. Eleito o melhor calouro da campanha passada, LaMelo produziu 15.7 pontos, 6.1 assistências, 5.9 rebotes e 1.6 roubada em 51 partidas disputadas.

Publicidade

16- Mike Conley (49 pontos)

Eleito para o seu primeiro Jogo das Estrelas da carreira, o veterano Mike Conley vem para o seu terceiro ano no Utah Jazz. Embora o time tenha liderado a conferência Oeste, as coisas não funcionaram nos playoffs mais uma vez. Por outro lado, Conley foi bem, mas em vão. Ótimo arremessador, o atleta converteu 41.4% das tentativas de três em 2020-21. Entretanto, é esperado que a bola fique cada vez mais nas mãos de Donovan Mitchell.

 

17- D’Angelo Russell (43 pontos)

O sempre promissor D’Angelo Russell ainda não chegou onde pode atingir. È bem verdade que, em 2018-19, Russell foi chamado para o Jogo das Estrelas, mas não existe consistência em seu jogo. Na última temporada, o atleta realizou apenas 42 jogos, sendo 29 deles como titular. É óbvio, porém, que ele não será reserva na campanha que está por vir, especialmente depois da saída de Ricky Rubio para o Cleveland Cavaliers. Ainda deve grandes atuações pelo Minnesota Timberwolves.

Publicidade

18- Dejounte Murray (30 pontos)

Dejounte Murray não é o seu armador comum. Embora tenha uma visão de jogo razoável, Murray é mais lembrado pelo fato de ter uma enorme envergadura e ser capaz de produzir números próximos do triplo-duplo. Mas ele é mais que isso. Murray é um ótimo defensor, que até merecia vaga nos times ideais do quesito. No San Antonio Spurs, agora, sem DeMar DeRozan, espera-se que ele evolua ainda mais.

19- Darius Garland (28 pontos)

Em uma votação recente, Darius Garland foi eleito o jogador jovem com mais chances de se destacar em 2021-22. O armador do Cleveland Cavaliers já fez uma boa temporada em 2020-21, quando produziu 17.4 pontos, 6.1 assistências, mas é esperado que ele faça ainda mais. Garland provou ser capaz de arremessar de longa distância (39.5% de aproveitamento). No entanto, ele consegue conduzir o Cavs aos playoffs já?

Publicidade

20- Malcolm Brogdon (24 pontos)

Malcolm Brogdon é muito bom e, por muito pouco, não ficou fora dos 20 melhores armadores para a temporada 2021-2022 da NBA. O atleta do Indiana Pacers fez 21.2 pontos, 5.9 assistências e 5.3 rebotes, com 38.8% de aproveitamento nos arremessos de três. Não entrou na lista do público, porém. Merecia algumas posições acima, mas isso serve para notar como a posição é valorizada na liga hoje: Brogdon foi apenas o 20°.

Outros votados

Lonzo Ball (16 pontos)
Kemba Walker (14 pontos)
Markelle Fultz (7 pontos)
Reggie Jackson (4 pontos)
Dennis Schroder (2 pontos)

Jamal Murray, sem previsão de volta às quadras, não foi votado.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários