Ranking dos melhores alas em 2022 da NBA

LeBron James, Paul George e Jimmy Butler formam o pódio da posição

melhores alas nba 2022 Fonte: AFP

Nesta terça-feira, o Jumper Brasil segue com seus rankings dos melhores jogadores por posição da NBA para a temporada 2021-2022 com os 20 principais alas que projetamos para a liga. Como combinado, a votação para esta edição teve a participação dos leitores. No entanto, foi informado que a equipe do site teria peso 2, enquanto os votos dos internautas teve peso 1.

O que é levado em consideração para a formação das listas:

Números: como nos últimos anos, o que um jogador poderá fazer por sua equipe naquela temporada é determinante. Se ele está lesionado ou tem chances maiores de perder jogos durante a campanha por contusões, ele cai no ranking. Se ele ganha uma titularidade, mais espaço na rotação, sobe.

Publicidade

Critério de posições: utilizamos o bom censo, mas sem fugir muito de outros rankings. Um detalhe a ser notado é que, às vezes, um jogador pode ser ala-armador de origem, mas vai jogar mais tempo ou começar mais jogos como ala ou armador.

Mudança de time: durante a offseason, muitos jogadores trocaram seus times e enfrentam uma nova realidade. Portanto, um atleta pode ter mais ou menos tempo de quadra, alterando seu papel dentro da rotação e minutos em quadra.

Publicidade

Load management: é como o critério de jogador que perde jogos por lesão, mas sabemos que ele foi apenas poupado. Perde pontos, mas nem tanto. Ele não terá de voltar às quadras aos poucos, como é no caso de um lesionado.

Potencial: alguns calouros são levados em consideração, mas sem uma verdadeira amostragem, não tem como valorizar tanto na pontuação final.

Alas

1- LeBron James (179 pontos)

ranking melhores alas 2022

Harry How/AFP

Aos 36 anos (faz 37 em dezembro), LeBron James segue como um dos melhores jogadores da NBA. Talvez, ele não estaria no topo entre os alas se Kevin Durant estivesse jogando na posição, mas o fato é que James é o motivo pelo qual o Los Angeles Lakers conseguiu atrair Anthony Davis, Russell Westbrook e Carmelo Anthony. Tudo bem. Provavelmente, exceto Davis, os outros três não estejam em seus melhores momentos de suas carreiras, mas é inegável que, talento, existe ali. É de se imaginar, entretanto, que, em 2021-22, ele não ultrapasse a marca de 25 pontos por jogo, algo que ele faz desde 2004-05.

Publicidade

2- Paul George (169 pontos)

Sem Kawhi Leonard, o Los Angeles Clippers é todo de Paul George. A aposta é que ele terá uma temporada similar aos tempos de Indiana Pacers, quando era o principal nome da franquia. Entretanto, George vai precisar que seus colegas cresçam de produção para fazer o Los Angeles Clippers competitivo o suficiente para lutar por coisas melhores no Oeste. Espera-se, portanto, que o atleta, de 31 anos, faça números impactantes para justificar a segunda posição entre os alas.

3- Jimmy Butler (156 pontos)

Bem, para 2021-22, o Miami Heat se reforçou, então é bom esperar por um Jimmy Butler ainda mais motivado. Claro que existe uma enorme diferença para ele entre temporada regular e playoffs, mas ele vai produzir. A chegada de Kyle Lowry, outro grande defensor, vai aliviar a situação para Butler. Na realidade, dos dois lados da quadra, pois a bola vai ficar mais com o armador. Na última campanha, Butler registrou apenas 24% dos arremessos de três, no entanto.

Publicidade

4- Khris Middleton (149 pontos)

Assim como Jrue Holiday, Khris Middleton obteve o título da NBA e a medalha de ouro olímpica no mesmo ano. Na verdade, com a diferença de menos um mês. De qualquer forma, Middleton é, ao mesmo tempo, amado e odiado por performances que variam muito de um jogo para o outro. Excepcional arremessador, ele converteu, pelo menos, 41% das tentativas de três nos últimos dois anos. Foi esnobado no último Jogo das Estrelas, entretanto.

5- Jaylen Brown (146 pontos)

A evolução de Jaylen Brown é impressionante. Desde 2018-19, Brown melhorou sua pontuação, passando de 13.0 para 20.3 na temporada seguinte e, por fim, 24.7 na última campanha. Espera-se ainda mais do atleta em 2021-22, suficiente para alcançar a quinta posição de nossa votação. Brown, de 24 anos, será a segunda opção ofensiva do Boston Celtics mais uma vez, atrás apenas de Jayson Tatum.

Publicidade

6- DeMar DeRozan (131 pontos)

Novo time, mesmo resultado? DeMar DeRozan espera deixar os anos que ficou fora dos playoffs com o San Antonio Spurs para trás. No Chicago Bulls, o jogador vai atuar em um elenco mais qualificado, embora seja pouco (ou quase nada) provado em playoffs. Aos 32 anos, DeRozan não tem muito a provar mais. Ainda que ele não seja um grande arremessador de longa distância (na verdade, seu jogo é baseado no mid range), o atleta é capaz de liderar a nova equipe sem grandes problemas.

7- Brandon Ingram (127 pontos)

Fora do Jogo das Estrelas da temporada passada, o ala Brandon Ingram ainda precisa de pequenos ajustes para tornar-se um dos melhores jogadores da NBA. Talento, ele tem para isso. No entanto, o fato de jogar ao lado de Zion Williamson tira dele algumas oportunidades claras de arremesso. Embora isso seja uma das preocupações, Ingram está focado em melhorar na defesa para a próxima campanha.

Publicidade

8- Michael Porter (104 pontos)

Se existe um nome entre os favoritos ao prêmio de jogador que mais evoluiu, este é Michael Porter. O ala do Denver Nuggets superou a marca de 22 pontos por jogo após a parada para o Jogo das Estrelas. Obviamente, ele assumiu parte da carga ofensiva que seria do lesionado Jamal Murray. Mas Porter tem a chance de fazer o Nuggets competitivo, ao lado do atual MVP Nikola Jokic. Se vai brigar pelos primeiros lugares da conferência Oeste, o papo é outro. Porém, é fato que ele vem para fazer números ainda melhores.

9- Mikal Bridges (94 pontos)

A presença do Phoenix Suns nas finais da NBA, talvez, tenha sido determinante para a presença de Mikal Bridges entre os melhores alas da liga em 2022. No entanto, Bridges vem crescendo de produção a cada ano, especialmente na parte ofensiva, pois ele já é uma realidade na defesa. O atleta, de 25 anos, converteu 42.5% das tentativas de três na temporada passada, ao lado de seus 13.1 pontos e 4.3 rebotes, todas melhores marcas da carreira.

Publicidade

10- Anthony Edwards (91 pontos)

A primeira temporada de Anthony Edwards pode ser descrita com antes e depois da lesão de LaMelo Ball. Concorrentes ao prêmio de melhor novato, Edwards ganhou sinal verde da comissão técnica do Minnesota Timberwolves para atacar a cesta o quanto quisesse. A tática quase deu certo, no entanto. Ball retornou às quadras, mas não tirou o brilho de seu oponente. Edwards mostrou evolução incrível dentro de uma mesma temporada, partindo de 14,9 pontos e aproveitamentos de 37.1% nos arremessos e 30.2% em três pontos nos 36 primeiros jogos para 23.8 pontos (45% e 35%, respectivamente).

11- Gordon Hayward (82 pontos)

Gordon Hayward só teve uma temporada inteira sem grandes problemas físicos, mas aos 31 anos, é bom que isso fique no passado. Hayward, que assinou com o Charlotte Hornets na temporada passada por quatro temporadas, fez apenas 44 partidas em 2020-21. Ainda assim, seu jogo continua sendo efetivo: 41.5% em três pontos, 19.6 pontos, 5.9 rebotes e 4.1 assistências. Isso, em um time que conta com LaMelo Ball. Hayward precisa estar bem para ter a chance de levar o Hornets aos playoffs.

Publicidade

12- Bojan Bogdanovic (75 pontos)

Bojan Bogdanovic é um excepcional arremessador de três pontos, mas engana-se aquele que acha que ele fica parado no canto da quadra, esperando por uma bola. O bósnio, de 32 anos, sabe dosar o seu jogo, tentando exatamente a metade de seus lances de dois pontos e, claro, a outra, de três. Bogdanovic registrou 17.0 pontos na última campanha com o Utah Jazz e converteu 39% dos arremessos de longa distância.

13- RJ Barrett (68 pontos)

O ala RJ Barrett demonstrou muita evolução em seu segundo ano na NBA. O jogador do New York Knicks saltou de um aproveitamento de 32% em sua temporada de estreia para 40.1% em 2021-22. Ao lado de Julius Randle, o atleta foi importantíssimo na classificação do Knicks aos playoffs pela primeira vez desde 2012-13, embora o time tenha caído na primeira rodada para o Atlanta Hawks em cinco jogos.

Publicidade

14- Harrison Barnes (66 pontos)

Um dos jogadores favoritos da torcida do Sacramento Kings, o ala Harrison Barnes não explodiu ao ponto de ser considerado para um Jogo das Estrelas, mas é um excepcional defensor. Além disso, Barnes tem tentado expandir o seu jogo e, de quebra, obteve 3.5 assistências na campanha passada, a melhor marca pessoal. O atleta é um arremessador confiável (39.1% de aproveitamento em três pontos em 2020-21) e consegue pontuar com alguma facilidade.

15- Norman Powell (53 pontos)

Trocado para o Portland Trail Blazers na última temporada, Norman Powell não teve dúvidas ao tornar-se agente livre e seguiu com a equipe do Oregon. Embora seja baixo para jogar como ala (ele tem 1,90 metro), Powell é um cestinha que pode fazer o Blazers contar com ele para ser uma terceira força ofensiva. Entre Toronto Raptors e Blazers, ele registrou 18.6 pontos e converteu 41.1% das tentativas de três.

Publicidade

16- OG Anunoby (51 pontos)

Excelente defensor, OG Anunoby tem tudo para crescer no ataque na próxima temporada. Anunoby, de 24 anos, obteve seus melhores números da carreira em 2020-21 ao fazer 15.9 pontos, 5.5 rebotes, 1.5 roubada e acertou 39.8% da linha de três. O britânico deve ganhar ainda mais espaço na parte ofensiva, após a saída do armador Kyle Lowry, que foi para o Miami Heat.

17- Joe Harris (48 pontos)

Especialista em arremessos de três, Joe Harris acertou 47.5% das tentativas de longa distância na última temporada. Assim, o ala do Brooklyn Nets liderou a NBA pela segunda vez na carreira no quesito. O fato, quase inusitado, é que ele é apenas razoável nos lances livres (77.9% de aproveitamento na carreira). Ao lado de astros como Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving, Harris é uma ótima quarta opção ofensiva.

Publicidade

18- Kyle Kuzma (30 pontos)

Tudo bem, vocês quase venceram. Vinte dos 30 pontos da pontuação de Kyle Kuzma no ranking saíram da votação do público, que o elegeu o melhor ala. OK, entendemos a brincadeira, mas Kuzma é um bom jogador. Nunca é demais se lembrar que, na primeira temporada de LeBron James no Lakers, ele fez mais de 18 pontos por jogo. Agora, no Washington Wizards, o atleta terá a chance de mostrar que é capaz de ser mais do que um reserva de luxo.

19- De’Andre Hunter (24 pontos)

A contusão de De’Andre Hunter na temporada passada interrompeu uma grande evolução do ala. Ele vinha fazendo grandes jogos antes da lesão, mas quando voltou, não foi exatamente o mesmo. Para ter uma noção, ele havia feito 20 pontos ou mais em sete das 18 primeiras partidas. Então, ao retornar às quadras, Hunter realizou outros dez, incluindo os playoffs, e não conseguiu atingir mais a marca. Espera-se que ele esteja totalmente pronto para retomar o crescimento.

Publicidade

20- TJ Warren (11 pontos)

Difícil, né? TJ Warren fez apenas quatro jogos na temporada passada, após lesão no pé. Vale lembrar que Warren, na “bolha” de Orlando, anotou 30 pontos ou mais em quatro das oito partidas remanescentes daquela fase regular, incluindo 53 contra o Philadelphia 76ers. Mas a contusão não foi tão legal com ele durante toda a temporada 2020-21 e ele ficou no estaleiro. Se estiver saudável, é um excelente reforço para o Indiana Pacers.

Outros votados

Isaac Okoro (4)
Dorian Finney-Smith (4)
Kyle Anderson (2)

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER

Últimas Notícias

Comentários