De acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski, do Yahoo! Sports, o Dallas Mavericks está tentando negociar com o Boston Celtics pelo armador Rajon Rondo. A diretoria do Mavs procura melhorar o seu elenco para 2013-14 e inicialmente vinha buscando formas de assinar com Chris Paul, agente livre do Los Angeles Clippers.
A equipe texana estaria disposta a enviar o ala Shawn Marion, que possui contrato expirante de $9.3 milhões de dólares, o armador Shane Larkin, além de O.J. Mayo e escolhas futuras no draft. Mayo teria de assinar primeiramente um contrato com o time de Dallas para ser trocado em seguida. O Mavericks teria que absorver algum contrato da equipe de Boston, como o de Gerald Wallace, o que complicaria a chegada do pivô Dwight Howard, principal alvo na agência livre.
Entretanto, Danny Ainge, GM do Celtics, afirmou durante a semana que não pretendia trocar o seu melhor jogador, e sim, construir um time em torno dele. O Boston trocou recentemente os veteranos Paul Pierce e Kevin Garnett com o Brooklyn Nets e liberou o técnico Doc Rivers para o Los Angeles Clippers, iniciando uma reformulação em seu elenco. Acredita-se que o time de Massachusetts queira uma escolha alta no próximo draft.
Rondo também teve seu nome envolvido em rumores com o New York Knicks. A equipe de Nova York enviaria Raymond Felton, Iman Shumpert, Steve Novak e futuras escolhas de draft.
Em 2012-13, o jogador atuou em apenas 38 partidas após lesionar o joelho, perdendo o restante da temporada. Ele obteve médias de 13.7 pontos, 11.1 assistências, 5.6 rebotes e 1.8 roubada. O camisa 9 possui mais dois anos de contrato, no valor de $25 milhões de dólares.