Rajon Rondo é garantia de show

Não é de hoje que eu elogio o armador Rajon Rondo, do Boston Celtics. Há alguns anos, venho dizendo que se ele não é o melhor armador da NBA, está entre eles. Mas nestes playoffs, Rondo vem me provando a cada dia que ele pode ser, de fato, o que mais gostei de ver jogando.Continua […]

Fonte:

Não é de hoje que eu elogio o armador Rajon Rondo, do Boston Celtics. Há alguns anos, venho dizendo que se ele não é o melhor armador da NBA, está entre eles. Mas nestes playoffs, Rondo vem me provando a cada dia que ele pode ser, de fato, o que mais gostei de ver jogando.

Continua após a publicidade

Eu vi Magic Johnson, Jason Kidd e John Stockton. Na minha opinião, esses são os três que mais tive prazer em acompanhar. Para mim, armador tem que organizar o seu time, fazer os seus companheiros jogarem no melhor nível. E hoje, o Celtics briga por uma vaga na final desta temporada, entre outros motivos, por sua causa.

No segundo jogo da série contra o Miami Heat, Rondo fez um jogo memorável, que só não ficará lembrado por todos na história porque o Celtics perdeu. Foram 44 pontos, sua melhor marca na carreira, elém de dez assistências e oito rebotes em absurdos 53 minutos.

Continua após a publicidade

Mas dois detalhes importantes precisam ser mostrados. O primeiro é que o seu arremesso de média distância vem melhorando, e ele está cada vez mais confiante, o que não o impede de infiltrar e sofrer faltas, o que me leva ao segundo ponto. Rondo converteu dez dos 12 lances livres tentados.

Para um jogador que, nos últimos dois anos, não chegou aos 60% de aproveitamento da linha do lance livre, nesta pós-temporada ele já acumula 73.7%.

Na sétima partida das semifinais contra o Philadelphia 76ers, Paul Pierce foi eliminado do jogo quando restavam cerca de três minutos para o fim. O embate estava equilibradíssimo, mas Rondo surgiu com 11 pontos depois da saída de Pierce e colocou o Celtics com uma vantagem de dez pontos. Contra o Heat, no segundo jogo, Rondo fez os 12 pontos do time na prorrogação.

Continua após a publicidade

Alguns podem até dizer que ele vem sendo fominha. Pode até ser, mas eu prefiro um fominha que converte 66.7% e distribui dez passes decisivos a um outro que faz 40, 42 pontos e é eliminado sem nenhuma assistência.

Rondo está sendo o principal jogador do Celtics neste ano. Nos playoffs, vem demonstrando ser capaz de conduzir sua equipe, ainda que no elenco estejam Kevin Garnett, Ray Allen e Pierce.

Não aposte que Rondo fará mais de 40 pontos novamente. Essa não é sua característica. Ele é um organizador, e acima disso, um defensor espetacular. Mas se ele fizer, ninguém mais ficará surpreso.

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários