O Projeto Memória Olímpica, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ganhou uma peça de peso para sua coleção. A partir de agora, a história do Brasil nos Jogos Olímpicos também estará representada pelo uniforme utilizado pela rainha Hortência na conquista da medalha de prata nos jogos de Atlanta (EUA), em 1996. A bermuda e a blusa doadas pela ex-jogadora agora se juntam aos materiais fornecidos pelos também medalhistas olímpicos Fofão (vôlei) e Servílio de Oliveira (boxe).

Imagem: COB
A aquisição foi recebida com muito entusiasmo pelo acervo, pois remete à um capítulo importante do esporte brasileiro. Com esse uniforme, Hortência e um elenco lendário, que também contava com “Magic” Paula e Janeth. Além disso, o time era comandado pelo técnico Miguel Ângelo da Luz, derrotaram Canadá, Rússia, Japão, China, Itália, Cuba e Ucrânia. No entanto, foi parando apenas pelos Estados Unidos e conquistando a primeira medalha do basquete feminino nos Jogos Olímpicos.
Peça histórica
“Doar algo para o Memória Olímpica significa que sua história vai ser eternizada”, disse Hortência. “É um momento muito importante e eu me sinto muito feliz, principalmente pelo COB ter lembrado de mim. Doei uma peça fundamental para mim: o uniforme dos meus últimos Jogos Olímpicos, depois eu parei de jogar. As pessoas vão ver, vão relembrar, ou vão aprender sobre aquela conquista e o que ela representou, não só na minha vida, mas na história do basquete feminino”.
Orgulhoso do projeto e da história olímpica brasileira, Paulo Wanderley, presidente do COB, exaltou a importância do Memória Olímpica. “Hortência fez uma contribuição importante para o nosso projeto. Criado recentemente pelo COB, esse projeto contempla a história dos nossos atletas. Além da doação do material esportivo, eles também vão colaborar com a sua história oral. Isso, ainda, engrandece, enaltece e perpetua a história do esporte olímpico brasileiro. Muito obrigado e pode ter certeza de que seu uniforme será muito bem cuidado”, disse.
Comandado pelo departamento de Cultura e Valores Olímpicos, o memorial, aos poucos, vai ganhando cada vez mais peças históricas e já conta com uma projeção animadora. “Nós temos um acervo de Memória Olímpica robusto, com muitas peças, mas que não contava muita a história da participação dos nossos atletas em Jogos Olímpicos. A partir de agora, os eventos do COB vão receber a ação do Memória Olímpica e elas também vão acontecer de maneira independente. Portanto, nosso plano é que mensalmente a gente receba doações dos nossos atletas”, contou Carolina Araujo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos.
Por assessoria de imprensa
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram
BR4BET
Fonte: Imagem: COB

