O Los Angeles Lakers, aparentemente, “jogou a toalha” em relação às chances de classificação aos playoffs. Segundo Chris Haynes, do portal Yahoo! Sports, a equipe reduzirá o tempo de quadra do astro LeBron James até o fim da temporada, além de considerar retirá-lo de partidas em dias consecutivos. A decisão foi tomada, em comum acordo, entre os dirigentes, comissão técnica e o craque.
Haynes apurou que a diminuição dos minutos do ala de 34 anos seria uma forma de preservá-lo fisicamente na reta final de uma temporada já definida como “perdida” pela organização. A probabilidade da equipe angelina chegar aos playoffs, hoje, é quase meramente matemática. É especulado que o veterano deverá ficar limitado, no máximo, a 32 minutos de ação por jogo.
A resolução, no entanto, não teria a única função de poupar LeBron – que acumula quase 46.000 minutos em 1.190 confrontos disputados na NBA. Embora não vá ser amplamente admitido, a franquia projeta cair algumas posições na classificação da conferência Oeste e colocar-se em “melhores condições” para ter uma das dez primeiras escolhas do próximo draft.
Na atual temporada, o experiente astro vem atuando 35.6 minutos por partida – a menor marca em 16 anos de carreira. A minutagem já reduzida em relação ao seu padrão, porém, não impediu que ele sofresse um estiramento na virilha esquerda. O ala ficou afastado do elenco do Lakers, em reabilitação, por 18 jogos – e o time, no período, ganhou só seis vezes.
A notícia da redução do tempo de quadra de LeBron até o término da campanha se confirma um dia depois do ídolo superar Michael Jordan para tornar-se o quarto maior pontuador da história da NBA. Em 47 jogos realizados nesta temporada, o ala registra médias de 27.1 pontos (com 51.2% de conversão nos arremessos de quadra), 8.6 rebotes e 8.0 assistências.