O período de agência livre da NBA, em 2023, será aberto no dia 30 de junho. De acordo com as regras da liga, os times vão poder conversar com os jogadores sem contrato a partir das 19h (horário de Brasília) dessa data. No entanto, as assinaturas dos vínculos só poderão ser feitas depois do dia 6 de julho, ou seja, uma semana após a abertura do mercado.
O detalhe é que, quando a agência livre for aberta, o Draft 2023 da NBA já terá ocorrido. Afinal, o recrutamento está marcado para o dia 22 de junho. Assim, já saberemos, por exemplo, quem vai ter o privilégio de escolher o fenômeno francês Victor Wembanyama.
Na NBA, há dois tipos de agentes livres: o restrito (que poderá receber ofertas de qualquer equipe da Liga, mas com o seu atual time tendo a opção de cobri-las) e o irrestrito (que poderá assinar com qualquer time).
Há quatro anos, o Jumper Brasil produziu uma série de artigos sobre as regras salariais da NBA. Na primeira parte abordamos o funcionamento do teto de gastos (salary cap) e todas as regras que o regem. Já na segunda explicamos os tipos de contrato que os jogadores podem receber. Por fim, na última parte, falamos sobre o mecanismo de trocas adotado pela NBA.
Leia Mais!
- Kyrie Irving, Joel Embiid e outros astros devem movimentar a offseason da NBA
- Kyrie Irving deve pedir salário máximo como agente livre
- Rob Pelinka: “Trocas no Lakers foram pensando na agência livre”
Em 2023, a agência livre da NBA terá alguns nomes de peso. Kyrie Irving, Russell Westbrook, Nikola Vucevic, Jerami Grant, Jakob Poeltl, Brook Lopez e D’Angelo Russell, por exemplo, estarão sem contrato e serão agentes livres irrestritos.
Por outro lado, nomes como James Harden, Draymond Green, Khris Middleton, Fred VanVleet, Kristaps Porzingis e Kyle Kuzma poderão abrir mão do último ano de seus atuais vínculos. Se optarem por isso, eles automaticamente se tornam agentes livres irrestritos.
Trade Deadline
Existe uma data-limite pra fazer trocas na NBA durante a temporada. A data muda ano a ano, mas tipicamente ocorre na primeira quinzena do mês de fevereiro, onde a maioria dos times alcança a marca de 50 jogos. Em 2023/24, a trade deadline será no dia 8 de fevereiro do ano que vem.
A ideia de um limite para trocas é impedir que os times mudem muito seus elencos com a proximidade dos playoffs. Isso, portanto, evita que as franquias já eliminadas leiloem jogadores para times que vão para a próxima fase, por exemplo.
Os times podem voltar a fazer trocas a qualquer momento depois que sua participação na temporada acaba. Ou seja, quem não vai aos playoffs pode voltar a trocar assim que termina a temporada regular. Os classificados, por sua vez, podem voltar a fazer trocas após suas eliminações.
A exceção fica por conta de jogadores em contratos expirantes ou que tenham alguma opção contratual (Team ou Player) para se tornarem agentes livres. Assim, esses atletas não podem mais ser trocados após a Trade Deadline.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA