Em reunião realizada nessa quinta-feira (25), o Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou a intenção de começar a próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) no dia 14 de novembro deste ano.
O encontro, feito por meio de uma videoconferência, contou com a participação de alguns representantes dos clubes filiados e da Associação de Atletas Profissionais. A partir de agora, todos os times que possuem a intenção de fazer parte da próxima temporada do NBB precisam cumprir os prazos que foram definidos em reunião.
Os clubes decidiram que o dia 14/08 será o prazo final para a negociação do direito associativo das equipes que pretendem participar do NBB. Já no dia 30/08, todos precisarão oficializar suas participações no campeonato comprovando as documentações financeiras necessárias para a aprovação do Conselho, além da validação do Livro de Dívidas (referente à certidão de situação regular de valores contratuais dos atletas e comissão técnica da temporada anterior).
No dia 04/09, a LNB irá divulgar a lista final dos clubes participantes da temporada 2020/21. Já a publicação do regulamento final do NBB e da tabela completa de jogos será feita no dia 15/09.
As datas aprovadas pelos clubes levarão sempre em consideração o avanço do controle da pandemia de Covid-19 no Brasil e todos os protocolos de saúde determinados no período.
Um dos pontos mais polêmicos da reunião, referente à possibilidade de redução de jogadores estrangeiros – de quatro para apenas dois -, não sofreu alteração. A proposta foi votada e, por 11 votos contra, e somente um a favor (da Associação de Atletas, autora da ideia), o número de estrangeiros no NBB permanece o mesmo.