O Jumper Brasil dá prosseguimento à série “Prospecto do Draft 2023″, agora com o ala Gradey Dick. Um dos destaques da Universidade de Kansas na temporada, ele é projetado como uma das dez primeiras escolhas do recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 19 anos.
Gradey Dick
Idade: 19 anos
País: Estados Unidos
Universidade: Kansas
Experiência: freshman (primeiro ano universitário)
Posição: ala
Altura: 6’8″ (2,03m)
Envergadura: 6’8.75″ (2,05m)
Peso: 92,5 kg
Médias na última temporada: 14,1 pontos, 5,1 rebotes, 1,7 assistência, 1,4 roubo de bola, 0,3 toco, 1,3 turnover, 44,2% nos arremessos de quadra, 40,3% nas bolas de três pontos (com 5,7 tentativas por jogo), 85,4% nos lances livres, 32,7 minutos por jogo
Atributos físicos e atléticos
- Medidas adequadas para um jogador da posição (apesar da pouca envergadura). É mais atlético do que costuma receber crédito.
Ataque
- Melhor arremessador da classe deste ano (44-40-85). Possui uma mecânica elogiável (suave, rápida, fluida, alto ponto de lançamento). Tem um pull-up jumper (arremesso após o drible, puxando a bola de baixo para cima) muito eficiente na meia distância. No perímetro, é simplesmente letal nas situações de catch and shoot (recebe a bola e arremessa).
- Excelente nos cortes em direção à cesta (cutter). É inteligente na movimentação sem a bola, mostrando agilidade no preenchimento de linhas de passe e uma ótima compreensão de posicionamento no jogo de meia-quadra. Além disso, quase metade de seus pontos são fora da bola. Essa, aliás, é uma qualidade que deverá se traduzir facilmente no nível profissional. Dick, portanto, é uma legítima ameaça ofensiva no backdoor.
- Bom finalizador (finaliza com ambas as mãos, inclusive). Tem boa leitura da defesa adversária, muda de direção com facilidade (ótimo controle corporal), sabe atacar closeouts e adora operar em transição. Além disso, revelou-se um alvo fácil de pontes aéreas.
- Exibiu flashes de bom passador. Utiliza muito bem os bloqueios fora da bola (off-screen) para criar vantagens para os companheiros e, assim, conectar bons passes.
Defesa
- Defensor inteligente e disciplinado fora da bola. Chama a atenção pela facilidade em cortar linhas de passe, apesar da pouca envergadura. Além disso, sabe se posicionar enquanto defensor do lado contrário da bola.
- Possui uma subestimada agilidade lateral e capacidade de marcação em espaço aberto. Assim, compensa a eventual falta de explosão com instintos apurados e aplicação contestando arremessos ou passes.
- Fundamentos sólidos como reboteiro. Afinal, ele bloqueia adversários e sabe proteger espaço no garrafão para ter vantagem sobre atletas mais fortes.
- Muito esforçado na defesa, apesar das limitações físicas. Dick, em suma, é um competidor nato, que sempre joga com muita energia.
Leia Mais!
- Prospecto do Draft 2023 – Cam Whitmore
- Prospecto do Draft 2023 – Jarace Walker
- Prospecto do Draft 2023 – Brandon Miller
Pontos fracos
- Dificuldade de criar o próprio arremesso após o drible. Afinal, a falta de envergadura e de um trabalho de pés mais refinado tendem a limitá-lo bastante nesse aspecto. Portanto, é um arremessador que deverá contribuir essencialmente em situações de catch-and-shoot.
- Por conta da questão física (precisa ganhar massa muscular), Dick tende a ser explorado no nível profissional por alas mais fortes e explosivos.
- Não deverá se tornar um grande defensor em situações de isolation, quando enfrentar atletas de elite na posição. Dessa forma, Dick é muito melhor marcando em âmbito coletivo do que individualmente.
Conclusão
- O ala de Kansas foge um pouco daquele estereótipo de atleta branco que só sabe arremessar, é pouco atlético e não defende nada. Só a primeira parte é verdadeira, quando falamos de Gradey Dick, o melhor arremessador do Draft de 2023. Não é exagero. Ele tem um dos arremessos mais “puros” que já vi, uma mecânica perfeita. Além disso, ele é excelente atuando fora da bola. Portanto, um arremessador de elite, que se movimenta muito bem em quadra e não precisa da bola nas mãos para ser útil. Defensivamente, ele não é uma negação. Pelo contrário, é muito esforçado, dedicado. Assim, Dick deverá ter um encaixe tranquilo em qualquer equipe da NBA. Enfim, um potencial role player com papel bem definido e que não compromete em quadra. Portanto, uma escolha segura na loteria.
Comparações: Kevin Huerter (Sacramento Kings) / Kyle Korver (ex-Atlanta Hawks) / Bojan Bogdanovic (Detroit Pistons)
Projeção: entre as escolhas 6 e 12
Confira alguns lances de Gradey Dick
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp