Prospecto do Draft 2017 – Lonzo Ball

Ex-armador de UCLA deverá ser uma das três primeiras escolhas do recrutamento deste ano

Fonte: Ex-armador de UCLA deverá ser uma das três primeiras escolhas do recrutamento deste ano

Lonzo Ball

Idade: 19 anos
País:
Estados Unidos
Universidade:
UCLA
Experiência:
Freshman
Posição:
Armador
Altura:
6’6’’ (1.98m)

Publicidade

Médias na última temporada: 14.6 pontos, 6.0 rebotes, 7.6 assistências, 1.8 roubos de bola, 0.8 tocos, 2.5 erros de ataque, 55.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 41.2% de conversão nos tiros de longa distância e 67.3% de acerto nos lances livres em 35.1 minutos de ação.

Pontos fortes: Ball tem excelentes altura e envergadura (2.06m) para atuar como armador na NBA, combinando tais atributos com instintos apurados para um atleta de sua idade. Possui capacidade natural de comandar o ritmo de um jogo (embora seja mais efetivo operando em transição) e trata-se de um passador especial, com visão de quadra sensacional e que sabe utilizar a vantagem física para maximizar essa habilidade – enxerga sobre marcadores e encontra ângulos complicados para jogadores mais baixos. Inteligente, ele toma boas decisões bem rapidamente e não prende a bola em suas mãos. Dinamiza o jogo ofensivo com segurança. Finalizador decente em torno do aro e, superando uma péssima mecânica, arremessador bem eficiente na NCAA – com alcance além da linha de três pontos profissional. Ótimo reboteiro para sua posição. É um marcador que sabe forçar desperdícios de posse, atento para quebra de linhas de passe e sair em transição. É visto como vencedor nato e um jogador que simplesmente faz times melhores com seu espírito coletivo.

Publicidade

Pontos fracos: Ball não é o prospecto mais forte e atlético do draft e precisará de um trabalho especial neste sentido. Não parece ser consistentemente veloz sem a posse de bola. Visivelmente mais confortável atuando com a mão esquerda do que a direita. Não parece ser dono da combinação necessária de controle de bola, força física e explosão para infiltrar ou criar separação contra adversários mais atléticos, o que será uma constante na NBA, como acostumou-se no basquete universitário. Sua mecânica de arremesso é lenta e baixa – o que não costuma traduzir-se bem no basquete profissional pela facilidade de ser marcada. Até pode atuar sem a bola nas mãos, mas iria perder muito de seu apelo técnico atuando assim. A capacidade e confiança como passador tende a levá-lo a erros dispensáveis ocasionais. Esforço inconstante no lado defensivo da quadra, especialmente lutando contra bloqueios de atletas mais fortes, que pode ser severamente explorado no próximo nível. O pai, LaVar, é uma influência bastante questionável.    

Comparação: Jason Kidd (ex-Brooklyn Nets) menos explosivo e Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves)

Projeção: três primeiras escolhas gerais

Publicidade

Confira alguns lances de Lonzo Ball

https://www.youtube.com/watch?v=L1z-5WDESQ8&t=1s

https://www.youtube.com/watch?v=CFtbo2a2c5M

https://www.youtube.com/watch?v=Lcbr-LY2a6Q

Legenda:
– Freshman (atleta de primeiro ano universitário)

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários