Mitch McGary
Idade: 21 anos
Universidade: Michigan
Experiência: Sophomore
Posição: Pivô / Ala-pivô
Altura: 6’10’’ (2.08m)
Médias na temporada 2013-14: 9.5 pontos, 8.3 rebotes, 1.5 assistência, 1.9 roubo de bola, 0.8 toco, 1.6 erro de ataque, 54.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 66.7% de conversão nos lances livres em 24.6 minutos em quadra.
Pontos fortes: McGary não é particularmente alto para um pivô de ofício, mas sua agilidade e fluidez nos movimentos estão acima da média de um atleta de 2.08m. Forte e sabe utilizar o físico com grande eficiência nos dois lados da quadra. Movimenta-se incessantemente sem a bola e faz ótimos bloqueios para seus companheiros. Ele não é um scorer, mas aproveita as chances que aparecem em cortes sem a bola (cuts), contra-ataques e rebotes ofensivos para pontuar. Excelente reboteiro e finalizador que opera no pick and roll com naturalidade. Bom defensor, dono de fundamentos sólidos e agilidade lateral subestimada. Tem limitações, mas joga com intensidade e entrega admirável.
Pontos fracos: apesar da agilidade e fluidez, ele não possui condição atlética e explosão que salte aos olhos. Atuou em apenas oito partidas da temporada, contundiu as costas e precisou passar por cirurgia – da qual ainda se recupera. É mais um brigador do que um jogador técnico neste momento. Ainda começando a desenvolver um arremesso de curta e/ou média distância. Comete mais erros de ataque (1.6) do que dá assistências (1.5). Arsenal de costas para a cesta limitado. A carência de melhores atributos atléticos e envergadura limita seu potencial como protetor de aro. Completará 22 anos antes do draft. Só entrou no recrutamento porque foi flagrado em um exame antidoping e suspenso pela NCAA.
Comparação: Al Horford (Atlanta Hawks) em início de carreira e Nick Collison (Oklahoma City Thunder)
Projeção: de 25ª a 40ª escolha geral
Confira alguns lances de Mitch McGary:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=czm7_b5jdi0]
Legenda
– Sophomore (Segundo ano universitário)