Prospecto do Draft 2013 – Raulzinho Neto

Raul Togni Neto Brasileiro, 21 anos Time: Lagun Aro (Espanha) Posição: armador Altura: 1,84m Médias em 2012-13: 25.0 minutos, 8.5 pontos, 2.4 rebotes, 2.9 assistências, 1.1 roubo de bola, 0.1 toco, 1.8 erro de ataque, 48.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 39% de conversão nas bolas de três pontos e 79.2% de acerto nos […]

Fonte:

Raul Togni Neto

Brasileiro, 21 anos
Time: Lagun Aro (Espanha)
Posição: armador
Altura: 1,84m

Médias em 2012-13: 25.0 minutos, 8.5 pontos, 2.4 rebotes, 2.9 assistências, 1.1 roubo de bola, 0.1 toco, 1.8 erro de ataque, 48.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 39% de conversão nas bolas de três pontos e 79.2% de acerto nos lances livres.

Publicidade

Características: Um dos maiores talentos da nova geração do país, Raulzinho não se destaca por sua capacidade física: sua estatura e envergadura (1,88m) são – no máximo – adequadas ao basquete internacional, enquanto seu corpo ainda carece de trabalho de fortalecimento. No entanto, ele é extremamente veloz e possui ótima condição atlética. Até por isso, o brasileiro é um bom defensor em nível internacional e conta com sua rapidez para acompanhar atacantes, fechar espaços e quebrar linhas de passe com grande eficiência. No ataque, o jovem mantém uma postura muito agressiva em relação à cesta e aproveita-se da velocidade para superar os defensores e chegar ao garrafão. Uma vez na área pintada, Raulzinho é um finalizador acima da média por conta de seu extraordinário controle corporal e por não se abalar com o contato de atletas mais fortes. O arremesso ainda não é um de seus pontos fortes, mas o armador tem mostrado sensível evolução no quesito nos últimos anos – os 39% de acerto para três pontos nesta temporada, apesar de poucas tentativas, é um sinal positivo – e sua mecânica nunca foi ruim (boa forma, talvez apenas ponto de lançamento um pouco baixo). A grande dúvida sobre o brasileiro está em sua capacidade de armar o jogo e comandar um time. Ele é criativo com a bola nas mãos e enxerga bem a quadra, mas ainda tenta passes complicados com frequência (acumulando desperdícios) e o estilo agressivo faz com que, às vezes, perca o controle e não crie oportunidades para os companheiros da mesma forma como visa criar para si mesmo. Raulzinho parece estar muito bem no basquete espanhol e jogar em uma das mais importantes ligas adultas do mundo, contra profissionais, é uma vantagem competitiva. Além disso, ele traz características (defesa, velocidade) que agradam olheiros da NBA.

Comparações: Jacque Vaughn (ex-Utah Jazz) e Cory Higgins (ex-Charlotte Bobcats)

Projeção: Entre a 45ª e 60ª escolha geral

Publicidade

Confira alguns dos melhores momentos de Raul Togni Neto:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ZKeq0_mRgJ0]

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=POneIOfdOQE]

Últimas Notícias

Comentários